A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil fez um ponto de situação dos incêndios no país e deixa reforço de conselhos à população.
“Com base nas informações do IPMA, o Comando Nacional Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) decidiu manter e agravar o estado de alerta especial para as próximas horas”, começou por informar, esta segunda-feira, o Comandante Mário Silvestre, em conferência de imprensa, na sede da ANEPC, em Carnaxide, num balanço sobre a situação dos incêndios no país.
Ou seja, “até às 23h59 de dia 17” de agosto, ficam sob estado de alerta amarelo os distritos de Vila Real, Coimbra, Leiria e Lisboa e alerta laranja Bragança, Viseu, Santarém, Setúbal, Évora e Beja.
Em alerta vermelho, o mais gravoso, ficam ainda os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Faro.
Ainda assim, de acordo com o responsável, “não existem, neste momento, ocorrências significativas em curso”. “Há alguns focos de incêndios, mas nada de preocupante”, garantiu, adiantando que, nas últimas 24 horas, os fogos “que levantaram mais preocupações foram os de Valpaços e Castro Marim”.