A BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação estreia na próxima quarta-feira, dia 3 de março, o podcast “Flash Lab-i-Duca” na Rádio Boa Nova, destinado a promover a “literacia científica” junto de crianças e jovens.
O “Flash Lab-i-Duca” pretende ser “aquele minuto que educa” na Rádio Boa Nova, à quarta-feira às 08h15 e às 17h30, com reposição ao domingo, às 16h15. O podcast fica também disponível no site da Rádio Boa Nova em radioboanova.sapo.pt.
João Nunes, CEO da BLC3, com sede em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, referiu à Rádio Boa Nova que o objetivo do “podcast” é o “de aproximar os mais jovens da literacia científica” dirigindo-se por isso a crianças e jovens até aos 16 anos.
O Flash Lab-i-Duca surge no âmbito do programa que a BLC3 já vinha a promover junto das escolas do concelho e da região e que já envolveu “ à volta de seis mil crianças”, em contexto de atividades práticas.
“Com a pandemia surgiu o desafio de saber como é que poderíamos continuar com o programa Lab-i-Duca nas suas várias dimensões”, referiu João Nunes, explicando que a ideia partiu da equipa responsável pelo projeto. Na opinião do CEO da BLC3 a parceria com a Rádio Boa Nova “é de facto muito interessante”, permitindo “não deixar cair um programa de literacia científica, uma educação diferente e complementar à que as crianças e os mais jovens têm”. “É o contacto dos mais jovens com a ciência nas regiões do interior, que é algo que não é fácil de acontecer”, disse ainda João Nunes, considerando que o Lab-i-Duca e o projeto da biorrefinaria são os dois grandes projetos da BLC3.
Marta Ribeiro, investigadora na BLC3, é uma das pessoas responsáveis pelo “podcast” que, como adiantou à Rádio Boa Nova, “surgiu da necessidade de se encontrarem alternativas de chegar às crianças”. Em tempo de pandemia, a equipa do Lab-i-Duca já tinha promovido webinars com crianças e jovens, mas o objetivo era o de apostar em algo que fosse “mais abrangente e contínuo”. “Achámos que o ideal seria um podcast”, referiu a investigadora, verificando que, assim, “conseguiríamos chegar a muito mais crianças e aos próprios pais”. “Achámos que seria uma ideia interessante para toda a comunidade e não só para as crianças”, considerou.
Como o próprio nome indica, o Flash Lab-i-Duca consiste num “podcast” curto em que crianças e jovens fazem questões, que são respondidas pelo “cientista” da BLC3. “O objetivo é que as crianças enviem algumas questões para as nossas redes sociais, escritas ou em áudio, para conseguirmos responder a essas perguntas, de uma forma simples e rápida, pelo nosso cientista”, explicou Marta Ribeiro.
“Financiado por fundos nacionais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Instituto Português do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior”