O município de Seia, no distrito da Guarda, disponibilizou 40 computadores portáteis e 51 dispositivos de acesso à internet para que os alunos do concelho possam assistir às aulas à distância.
Em comunicado a autarquia de Seia explica que “disponibiliza, nesta fase, 40 computadores portáteis e 51 dispositivos (‘hotspots’) de acesso à internet aos dois agrupamentos escolares do concelho, tendo em vista a criação de condições para os alunos no âmbito da implementação do ensino à distância”.
“Para além destes equipamentos informáticos, a autarquia decidiu adquirir mais 100 computadores e 81 dispositivos de acesso à internet, com o objetivo de reforçar a bolsa de equipamentos adquiridos pelo município em março do ano passado, por ocasião do primeiro confinamento geral do país”, adianta.
O Município adianta que os equipamentos, cedidos a título de empréstimo, “irão reforçar os recursos existentes nas escolas, a quem cabe a tarefa de identificar os alunos que não dispõem dos meios necessários para o acesso ao ensino naquela modalidade”.
“Este complemento tecnológico, que representa um investimento municipal de cerca de 30 mil euros, permitirá assegurar que todos os alunos têm acesso a ferramentas que lhes permitam acompanhar as atividades letivas, de modo a que não se acentuem as desigualdades em contexto escolar”, sublinha a autarquia de Seia, presidida por Carlos Filipe Camelo.
O município garante, ainda, que “apesar de alguns constrangimentos, nomeadamente a dificuldade das empresas em responder à elevada procura que se tem vindo a verificar”, a totalidade dos equipamentos será entregue nas escolas “nos próximos dias”.