O concelho de Oliveira do Hospital é o único considerado de risco extremo de contágio Covid-19 na CIM Região de Coimbra.
Na região, Vila Nova de Poiares registou o maior salto entre os níveis de risco, numa subida onde passou de Moderado para Muito Elevado. Os dados são da Direção-Geral de Saúde e foram divulgados ontem no boletim epidemiológico, que reporta o período de 14 a 27 de dezembro e não inclui os efeitos do levantamento das restrições no Natal, uma vez que o tempo de incubação da doença poderá ser de até 14 dias.
Tábua também subiu para risco Muito Elevado (laranja) assim como Montemor-o-Velho e juntam-se a Condeixa, Mealhada, e Mortágua, este último que melhorou relativamente ao relatório anterior saindo do vermelho. Em Risco Elevado (amarelo) está agora Arganil, mantendo-se Cantanhede, Figueira da Foz, Lousã, Mira, Penela, Soure e Penacova, que desce o nível de transmissão para o amarelo (Elevado) depois de seis semanas consecutivas a laranja (Muito Elevado).
Coimbra estava em risco Elevado, descendo de nível mas encontrando-se desde 16 de Novembro em valores muito semelhantes de incidência, registando 603 casos por 100.000 habitantes a 14 dias, numa média de 450, nestas oito semanas em que foi divulgado este índice pela DGS. O concelho de Coimbra tem 134 166, segundo uma estimativa do Instituto Nacional de Estatística de 2019, utilizada pela DGS para o boletim.
Fonte e foto: Notícias de Coimbra