Arrancou na quarta-feira, dia 11 de março o projeto CLDS (Contrato Local de Desenvolvimento Social), que é promovido pelo Instituto da Segurança Social…
… e tem o Município de Oliveira do Hospital como entidade promotora e a Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral – sedeada em Meruge – como entidade executora.
A intervenção programada do CLDS-4G de Oliveira do Hospital – um projeto com uma dotação financeira atribuída de 540 mil euros – terá a duração de três anos e estará concentrada em duas áreas muito importantes, como são o Eixo 3 – Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa e o Eixo 4 – Auxílio e Intervenção Emergencial às Populações Inseridas em Territórios Afetados por Calamidades e/ou Capacitação e Desenvolvimento Comunitários.
Dentro destes eixos foi já desenhado e candidatado um Plano de Ação, que está aprovado e pronto a ser implementado no terreno.
Este projeto, que decorre sob o slogan “CLDS4G – Oliveira do Hospital-Viver.Com”, assentará em quatro conceitos fundamentais – “Valorizar, Dinamizar, Aproximar, Partilhar” – e integra uma equipa multidisciplinar, coordenada pelo psicólogo Júlio Mendes, de que fazem parte também os seguintes técnicos: Ana Luzia Brito (Gestora Financeira); Joana Saraiva (Técnica Superior de Serviço Social); e Paula Ferrão (Animadora Sociocultural).
Para dar início às ações deste projeto a equipa do CLDS partiu, no dia 11 de Março, para o terreno, numa iniciativa destinada a intervir nas aldeias mais periféricas onde predominam famílias mais envelhecidas e em situação de maior isolamento geográfico – como Rio de Mel, Alentejo e Barroca, na Freguesia de São Gião, e Felgueira Velha, na Freguesia de Seixo da Beira.
Diminuir as condições de isolamento geográfico das famílias e cidadãos e integrá-los em atividades que valorizem os seus saberes e capacidades, são alguns dos focos de intervenção do projeto, que se encontra alinhado com a estratégia nacional para envelhecimento ativo e saudável.