É já no próximo domingo, dia 1 de março, que se realiza a 6ª Corrida do Alva entre Penalva de Alva e Sandomil, nos concelhos de Oliveira do Hospital e Seia, …
… num percurso de 10 quilómetros, com prova a contar para o Campeonato Distrital de Estrada.
A iniciativa desportiva é organizada pelo Clube Atlético de Oliveira do Hospital (CAOH) e o Maratona Clube de Vila Chã (Seia) que desde a primeira edição têm intercalado o arranque e chegada da prova entre Sandomil, no concelho de Seia e Penalva de Alva, no concelho de Oliveira do Hospital. Este domingo, a prova tem partida e chegada em Penalva de Alva.
A 6ª Corrida do Alva esteve em destaque, esta manhã, no programa “Outras Conversas” da Rádio Boa Nova, com a presença em estúdio de Albano Dinis, presidente do CAOH. A poucos dias da realização da prova, o responsável disse que as inscrições oficiais para o Campeonato Distrital (da Guarda e Coimbra) já fecharam, mas como a corrida conta com outras vertentes como a corrida aberta, a caminhada e a corrida jovem, as inscrições estão abertas até à hora da prova. Segundo o responsável são esperados cerca de 500 participantes.
A esta altura, Albano Dinis revela que as expectativas são elevadas à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores. “E têm-se cumprido felizmente”, referiu Albano Dinis, que esta manhã dirigiu “um grande abraço de amizade e solidariedade ao clube de Vila Chã”. “São nossos amigos há muito tempo, com quem mantemos ótimas relações”, referiu o presidente da direção do CAOH, que do mesmo modo agradeceu “às juntas de freguesia e aos municípios que dão ao seu contributo na divulgação da prova e na organização da prova”. “Sem eles era impossível realizar este tipo de atividades”, observou.
A Corrida do Alva é ainda uma prova recente no calendário desportivo do concelho e da região. Tal decorre do facto de também o CAOH ser ainda uma associação desportiva “jovem”. Albano Dinis referiu que “é um clube que vai dos 8 aos 80. Toda a gente gosta de correr e fazer actividade física. É o desporto que é mais simples”. Explicou que “compete ao clube acolher essas pessoas e tentar organizá-las”. “Queremos ser uma porta aberta para as pessoas e fornecer componente técnica”, disse ainda Albano Dinis, destacando o facto de o CAOH dispor da prática do triatlo, com um grupo de jovens que participa no circuito Norte Jovem. Segundo Albano Dinis, o CAOH conta com mais de 30 atletas federados que participam em competições e outros atletas que não são federados.