Este sábado, dia 18 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 8.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.
Dele destacamos a entrevista com a Presidente da Associação de Estudantes do AEOH, a Bárbara Coquim. O motivo para esta foi a nota informativa enviada à comunicação social sobre o estado físico da escola sede do nosso agrupamento. A Bárbara deu conta da preocupação da Associação de Estudantes sobre o estado de degradação das infraestruturas, da adiada remoção das coberturas de fibrocimento com amianto e da paralização das obras iniciadas em 2018, que vieram agravar ainda mais as condições da escola.
Nas “Notícias do nosso Mundo”, desta vez de âmbito internacional, a Maria Pedro reporta uma notícia emocionante, um afegão percorre 24 quilómetros por dia para levar filhas à escola, pois acredita que o papel das mulheres na sociedade tem tanto valor como o dos homens e estas têm também o direito à educação.
No âmbito da política nacional, a Bárbara Coquim faz uma análise da corrida à liderança de um dos partidos políticos, o PSD.
Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, o André Silva reporta que o município de Oliveira do Hospital já distribuiu 84 mil árvores e arbustos autóctones para reflorestar as áreas ardidas em 2017.
Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere que entre as trágicas notícias que nos chegam da Austrália, onde os fogos devastaram largas áreas florestais e fizeram muitas vítimas, chegou uma feliz, uma cadela resgatou e salvou um pequeno coala, dando assim exemplo ao mundo.
A sugestão de leitura da Matilde Gouveia é , mais uma vez, de um grande escritor português, Eça de Queirós e intitula-se “A ilustre casa de Ramires”.
A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é “1917”, o filme do realizador Sam Mendes, que acompanha dois jovens soldados britânicos numa missão quase impossível no auge da Primeira Guerra Mundial. Estará em exibição nos cinemas a partir do dia 23 de janeiro.
A sugestão de visita da Mafalda Correia vai para a 40ª Feira do Fumeiro de Vinhais,que se realiza anualmente, em fevereiro, desde 1981 e se destaca das demais pelo seu fumeiro de excelência,o que lhe valeu a atribuição do título de a “Capital do Fumeiro”.
O André Silva, na rubrica “Pensar mata”, descodifica a expressão “Não entendo patavina”.
A terminar as notícias do Plano de Atividades do AEOH, com destaque para a comemoração do Dia de Reis pelas crianças dos Jardins de Infância e 1.ºCiclo, para o primeiro jantar vínico AEOH e para uma sessão dinamizada pela equipa Escola Segura da GNR, no âmbito da edição deste ano do Parlamento dos Jovens.
Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, edição e montagem de Estevão Abreu, Manuel Monteiro, Patrícia Nunes e José Fonseca, em 100.2 FM, ou através da emissão online disponível em
http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html