Este sábado, dia 6 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 21.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.
Dele destacamos na rubrica “Museus”, apresentada pela Mafalda Correia, o convite para visitar e conhecer o Centro Interpretativo das Ruínas Romanas da Bobadela, o centro que complementa o espaço museológico e os monumentos envolventes – o arco, o fórum e o anfiteatro romano.
Na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte refere mais uma excelente notícia para a região,
A atividade turística no Centro de Portugal iniciou o ano de 2019 a bater recordes absolutos. O mês de janeiro de 2019 foi o melhor mês de janeiro de sempre na região desde que há registos, de acordo com os números publicados pelo INE.
No âmbito político, a Bárbara Coquim reporta-se à tragédia que assolou Moçambique, segundo o escritor José Eduardo Agualusa, o que a comunidade internacional está a fazer em Moçambique “não é ajudar, é indemnizar por danos causados”.Os países que mais contribuem para o aquecimento global devem responder pelos estragos causados ao planeta, sobretudo quando atingem os países que menos fizeram por isso, como Moçambique, defende o escritor ao falar sobre a catástrofe do ciclone Idai. Esta também é uma questão de âmbito político que deve responsabilizar todos, sobretudo os responsáveis pelas grandes potências poluidoras.
Em “jovens Atentos”, refere uma notícia que está a causar muita polémica, os alunos que concluam o ensino secundário através de um curso profissional vão passar a ter uma via própria de acesso ao superior. No próximo ano letivo será testada uma modalidade de concursos locais através da qual cada candidato concorre diretamente à instituição na qual pretende estudar. Esta solução permitirá acabar com o papel decisivo dos exames nacionais, que afastavam muitos destes estudantes de uma licenciatura. O assunto gerou a discussão em estúdio.
O Daniel Pereira passa em revista as notícias do desporto nacional.
Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere uma história comovente, a declaração de amor de um deficiente visual a um cão-guia que atingiu a idade da “reforma”.
Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues relata mais uma notícia lamentável, uma baleia foi encontrada morta há duas semanas, na costa sudeste das Filipinas, com 40 quilos de plástico no estômago. O biólogo marinho que acompanhou o caso afirmou que nos dez anos em que examinou baleias e golfinhos mortos, a maioria morreu na sequência da ingestão de plástico.
Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes refere Calouste Gulbenkian, no 150.º aniversário do seu nascimento, destaca o milionário arménio que, nos anos cinquenta do século XX, se apaixonou por Portugal e nos legou uma das mais importantes fundações culturais do país.
A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Terra Sonâmbula” do escritor Mia Couto. Considerado dos doze melhores livros africanos do século XX, “Terra Sonâmbula” talvez seja o livro mais consagrado do escritor moçambicano.
Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes um paraíso na Terra, chama-se Açores, e é Terra portuguesa. Um paraíso isolado que teima em continuar perdido, no meio da bruma e do assobiar das gaivotas.
Na rubrica “ Cultura nunca é de mais”, a Rita Tavares destaca um conjunto de excelentes espetáculos musicais, no Porto, em Lisboa, Cascais e Beja.
A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “American Gods”.
A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é “Snu”, um drama em português, realizado por Patrícia Sequeira, que retrata a vida de Snu Abecassis, companheira de Francisco Sá-Carneiro. O casal assume o amor num Portugal em plena reconstrução das cinzas do Estado Novo, abalando as convenções nacionais. Está em exibição nos cinemas.
A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para as “12h Turismo”, uma iniciativa dinamizada pelo Turismo de Portugal, que o nosso Agrupamento acolheu, para a Leitura Mundial da Ilíada, no passado dia 22 de março, e para a 11.ª edição do intercâmbio escolar com os nossos congéneres belgas da cidade de Mol.
Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html