É já no próximo fim de semana, 29 e 30 de setembro, que se realiza a 9ª edição da Festa das Vindimas em Lagares da Beira, com o objetivo de “reviver uma tradição” …
… que se está a perder naquela freguesia do concelho de Oliveira do Hospital.
A realização de uma vindima em pleno centro da vila de Lagares da Beira é imagem de marca da Festa das Vindimas que, há quase uma década, vem sendo promovida pelo Rancho Folclórico e Cultural da localidade. Alexandre Pinto, presidente da direção, é o principal impulsionador do certame e na Rádio Boa Nova garantiu que, a esta altura, já está montada a estrutura no Largo da Feira, na Praça Dr. Agostinho Antunes, onde no sábado (29) à noite vão ser colocadas as videiras e uvas para que, no domingo (30), aconteça a vindima e todo o processo da feitura do vinho.
De acordo com o responsável esta “é uma festa muito aguardada” que envolve boa parte da comunidade de Lagares da Beira, com destaque especial para os idosos e crianças das IPSS e escolas. “Tentamos fazer ao vivo toda a trajetória da vinha e do vinho”, referiu, lembrando que no ano passado as crianças participaram na vindima e foi “um sucesso”.
Na 9ª edição, a Festa das Vindimas apresenta “um programa mais rico”. Alexandre Pinto destaca a presença de uma equipa da TVI, no domingo, com o objetivo de realizar reportagem que será transmitida na tarde da próxima terça-feira no programa “Fátima Lopes”, onde marcará presença um grupo de representantes do Rancho Folclórico e a vereadora da Cultura, Graça Silva.
Às portas do certame, Alexandre Pinto convida à participação dos oliveirenses e gentes da região na Festa das Vindimas que é um certame para “a comunidade”. O objetivo é “reviver uma tradição que ano após ano se vem perdendo”, explica o lagarense.