Luís Medeiros Vieira, Secretário de Estado da Agricultura, disse hoje, em entrevista à Rádio Boa Nova, que 22 mil agricultores afetados pelo fogo de 15 de outubro …
… apresentaram candidaturas aos apoios até 1053 Euros e até cinco mil Euros. O governante assegurou que, em causa, está um montante de 63 milhões de Euros “que serão pagos até ao final do mês de dezembro”.
À margem da sua participação na emissão da TSF, hoje realizada a partir de Oliveira do Hospital, o governante partilhou com a Rádio Boa Nova a gratidão pela solidariedade que tem sido manifestada pela sociedade civil, empresas e entidades que “prestaram apoio inestimável aos agricultores”, notando porém que “governo esteve na primeira hora no terreno a apoiar os agricultores”. “Pela primeira vez, reuniu-se um conjunto de meios materiais e financeiros de que não há memória”, referiu Luís Medeiros Vieira.
No caso concreto do incêndio de Pedrógão Grande, que afetou sete municípios, o governante, adiantou que 2619 agricultores apresentarem candidaturas aos apoios até 1053 Euros e até cinco mil Euros para um montante de 4,6 milhões de Euros. “Está pago” assegurou.
Já no que respeita, aos incêndios de 15 de outubro, o governante nota que os apoios disponibilizados são os mesmos, pelo que rejeita a existência de qualquer tipo de discriminação no que respeita aos apoios até 1053 Euros e até cinco mil Euros. À Rádio Boa Nova, Luís Medeiros Vieira, disse que “22 mil agricultores” apresentaram as suas candidaturas àqueles apoios, para “um montante de 63 milhões de Euros” e que “serrão pagos até ao final do mês de dezembro”.
Para além dos apoios financeiros, o governante sublinhou todo o apoio que tem sido dado aos agricultores nível da alimentação animal e que se traduzem em “2400 toneladas de alimentação animal e 120 toneladas de açúcar para alimentação das abelhas para apoiar 400 mil colmeias”. “As coisas estão a correr bem. Há um grau de satisfação muito grande”, registou.