O Centro de Estudos Florestais (CEF) e o Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves” (CEABN), do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, vão visitar a área ardida de Oliveira do Hospital, no dia 4 de dezembro, entre as 11h00 e as 17h00.
A visita de 20 investigadores, que conta com o acompanhamento do Gabinete Técnico Florestal do Município oliveirense, consiste na análise e discussão do que aconteceu no concelho no dia 15 de outubro. A equipa espera, ainda, deliberar acerca do que poderá ser feito em termos de gestão florestal no futuro.
Em comunicado, o CEF revela que “a severidade dos fogos, a significativa extensão de área ardida e os elevados danos causados tornam este evento um caso de estudo”.
O grupo de investigadores pretende também analisar a possibilidade de parcerias com o Município de Oliveira do Hospital para projetos de Investigação e Desenvolvimento em diferentes áreas científicas, com o objectivo de “transferência de conhecimento para a prática”.
Neste dia vão ainda ser entregues bens recolhidos no âmbito da campanha de solidariedade que decorreu no CEF durante o mês de novembro.