Site icon Rádio Boa Nova

Calor coloca quase todo o país sob aviso amarelo

Portugal continental mantém-se hoje sob aviso amarelo por causa do calor e em 13 dos 18 distritos a situação vai prolongar-se até às 18h00 de sábado. Nos distritos de Lisboa, Leiria, Aveiro e Coimbra, no litoral, os avisos vão durar apenas até às 18h00 de hoje. Tal como nos dias anteriores, Faro volta hoje a ser a exceção, não tendo qualquer aviso.

O aviso amarelo, o menos grave, é emitido quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Para hoje, o IPMA prevê tempo quente com céu limpo, vento por vezes forte nas terras altas até meio da manhã e descida de temperatura no litoral Centro.

Évora volta a ser a zona mais quente do país, com 40º Celsius, e Aveiro e Sines as que tem temperaturas mais baixas, 29º.

Hoje no concelho de Oliveira do Hospital, as temperaturas vão oscilar entre os 18ºC de mínima e os 36ºC de máxima.

Mais de 60 concelhos de nove distritos em perigo máximo de incêndio

Devido à previsão de tempo quente e seco, o IPMA coloca em perigo máximo de incêndio rural o distrito de Bragança, com exceção dos concelhos de Vinhais e Carrazeda de Ansiães.

O mesmo acontece nos distritos da Guarda, com exceção de Manteigas, e de Castelo Branco, com exceção de Idanha-a-Nova.

A previsão estende-se a alguns concelhos da região norte de Santarém, como Alcanena, Tomar e Abrantes.

A sul, no distrito de Faro, estão sete concelhos em perigo máximo de incêndio rural: Lagos, Monchique, Portimão, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira.

Esta previsão irá manter-se nos próximos dias.

O perigo de incêndio rural, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Todo o continente está hoje sob aviso amarelo, relativo a tempo quente, exceto o Algarve.

Exit mobile version