Portugal alcançou, ontem, 85% da população inoculada com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Para a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, ontem foi um dia “importante para todos nós”, enquanto povo, devemos estar bastante orgulhosos”.
Em entrevista à SIC Notícias, Graça Freitas explicou que estão a ser preparados três cenários distintos na preparação dos próximos meses no que toca à pandemia. O “bom cenário” pressupõe que “as coisas se comportarão como agora, ou seja, com uma tendência estável decrescente da atividade pandémica no nosso país, em que a variante Delta tem 100% de domínio”.
Um segundo cenário acontecerá se se registar “uma subida lenta de casos porque a vacina pode ir perdendo o seu efeito ao longo do tempo, mas ainda sem uma nova variante”. O terceiro é “o cenário pior”, que “não está posto fora de questão que é poder existir uma nova variante que venha colocar desafios” ao estado atual do país, em que uma grande percentagem da população está vacinada e imunizada.
Neste terceiro cenário, que a diretora-geral de Saúde enfatizou que não pode ser colocado de parte, a preocupação será a “pressão sobre o Sistema Nacional de Saúde” ao nível dos casos graves em Unidades de Cuidados Intensivos.
Sobre a possibilidade de administração uma terceira dose a grupos vulneráveis, como os idosos, Graça Freitas adiantou que a farmacêutica Pfizer submeteu, nos últimos dias, à Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) o pedido para aprovação deste reforço de imunização.
Sobre o fim da obrigatoriedade do uso da máscara na rua, uma decisão que será tomada pela Assembleia da República, Graça Freitas afirmou que “se a decisão for tomada é porque a ciência e a epidemiologia indicam que esse é o caminho certo”. “
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.798 pessoas e foram contabilizados 1.047.047 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.