Site icon Rádio Boa Nova

70º aniversário marca um ‘virar de página’ nos Bombeiros de Lagares da Beira

A comemoração do 70º aniversário da corporação de Lagares da Beira ficou marcada pela inauguração da remodelação e ampliação do quartel, e de um veículo de comando e comunicação.

Ontem, em dia de festa para a corporação de Lagares da Beira sobressaiu a aposta da direção na melhoria das condições ao dispor do corpo de bombeiros e, que representam um virar de página na vida da Associação Humanitária, que deixa par trás um período negro no que respeita às contas herdadas da anterior direção. O investimento na remodelação e quartel, – destaque para os espaços de camaratas, balneários e central – assim como de construção de um novo parque para viaturas foi na ordem dos 284 mil euros, financiados em 85 por cento pelo POVT e os restantes 15 por cento pelo Município. O veículo que foi inaugurado e que está ao dispor da região tem um custo associado de 40 mil Euros.

Um novo fôlego que a atual direção liderada por António Gonçalves justifica em nome do corpo ativo. “Só dar melhores condições nos move”, referiu o responsável que de olhos postos no processo para aquisição de uma nova viatura não escondeu a sua gratidão por todos os que ajudam a Associação. Por esse motivo o então secretário de Estado da Administração Interna e atual deputado do CDS-PP, João Almeida,foi convidado a participar no ato inaugurativo.

Em dia de aniversário, António Pinto, comandante da corporação aproveitou a presença dos mais altos dirigentes nacionais dos bombeiros, para se queixar das dificuldades sentidas no processo de formação e ascensão na carreira de bombeiros. Em particular criticou a Escola Nacional de Bombeiros que “de bombeiros não tem nada”.

Sempre próximo da corporação lagarense, o presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Soares disse que se escreve com letras de ouro a história da associação e do concelho. Sobre as queixas do comandante, mostrou-se disponível para analisar as suas preocupações.

José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital enalteceu o trabalho de “modernização” levado a cabo da direção da Associação Humanitária, assim como a aposta na formação e aquisição de equipamento. Diante de uma corporação que se soube reerguer o autarca disse esperar que não se repitam os erros do passado.

Na festa comemorativa do 70º aniversário houve lugar para as habituais promoções e condecorações. Entre os crachás de Ouro atribuídos pela Liga de Bombeiros Portugueses destaque para a distinção feita a Amadeu Gonçalves Cura, atual presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária.

Foi ainda atribuído o prémio Manuel Gouveia Serra ao bombeiro do ano André Filipe Abreu. Um prémio atribuído pelo município,no dia de aniversário do bombeiro, que não hesitou em entregar ao comandante o cheque de 750 Euros. para aquisição de equipamento necessário ao corpo ativo.

Exit mobile version