Site icon Rádio Boa Nova

7 Maravilhas: “Verbos dos Arguinas” ficaram em 3º lugar. Município garante que “não vai deixar morrer” o dialeto (com áudio)

A candidatura dos “Verbos dos Arguinas” ao concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular ficou em terceiro lugar na fase regional, …

… no âmbito de uma votação que decorreu até ao final da tarde de ontem. No 3º lugar, fica afastada a possibilidade de os “Verbos dos Arguinas” serem “repescados” no concurso, mas a vereadora da Cultura, Graça Silva, garante que o Município oliveirense vai continuar a promover o dialeto, sobretudo junto dos jovens para que venham a “farfalhar” os verbos.

Os “Verbos dos Arguinas” foram ultrapassados pelo Fado de Coimbra ( 1º Lugar) e pela Procissão da Rainha Santa(2º lugar) na fase regional do Concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular, terminando por aqui a sua participação na iniciativa.

Em declarações à Rádio Boa Nova, ao final da manhã de hoje, quando foi divulgado o resultado das votações das restantes candidaturas (ontem só foi divulgada a candidatura que ficou em primeiro lugar), a vereadora da Cultura do Município de Oliveira do Hospital agradeceu o envolvimento de todos na divulgação da candidatura e que votaram.

“Muito obrigada àqueles que, junto da comunidade, apoiaram os Verbos do Arguinas. Sentimos uma grande energia desde a primeira hora, com todas as pessoas a colaborar, a votar e acompanhar o périplo que fizemos pelas várias localidades. Fomos sempre muito bem acolhidos e acho que, mais do que nunca, no concelho foi promovido o Verbo dos Arguinas”, referiu Graça Silva.

Na fase regional, a candidatura promovida pelo Município oliveirense ganhou o 3º lugar, mas Graça Silva partilhou com a Rádio Boa Nova que a “expectativa  era de manter o segundo lugar” que foi sendo anunciado.

“Coimbra ficou com os dois primeiros lugares. Não deixo de ficar contente, feliz até, por primeiramente termos conseguido um lugar a nível regional, acho que foi um selo importantíssimo para alavancar o Verbo dos Arguinas”, referiu a responsável.

Da participação no concurso, resulta porém um maior conhecimento do dialeto. “Penso que agora, maioritariamente, as pessoas conhecem o Verbo dos Arguinas, sabem que existe um dialeto que é nosso, é único e deve continuar a ser promovido. Obviamente que é esse o ensejo da Câmara Municipal, do executivo e do pelouro da Cultura para continuar a homenagear todos aqueles que estão associados ao “Verbo dos Arguinas”, dar voz ao dialeto”. No percurso que foi percorrido no âmbito da candidatura, Graça Silva agradece ao “Sr. Padre Borges, ao Dr. Francisco Correia das Neves, em nome da família, ao Dr. Jorge Mendes, autor do livro sobre a história dos pedreiros, às Juntas de Freguesia e todas as pessoas que nos apoiaram, e manifestações e divulgações no facebook”. “Foram muitas as partilhas, houve pessoas extraordinárias, a professora Lucinda Maria foi uma delas. Alavancámos pela região o nosso dialeto”, disse ainda Graça Silva.

No terceiro lugar, a candidatura dos “Verbos dos Arguinas”, deixou de ter a possibilidade de voltar a ser chamado ao concurso, conforme regulamento que possibilita que tal aconteça às candidaturas que na fase regional  tenham ficado em segundo lugar. “O lugar não é o mais importante, mas antes o caminho que percorremos. Estou muito feliz por termos percorrido este caminho que há-de continuar com outras iniciativas. Já temos ideias e acho que não vamos deixar morrer os “ Verbos dos Arguinas”. “Temos que conseguir captar a atenção dos nossos jovens para que venham a farfalhar o Verbo dos Arguinas”.

À Rádio Boa Nova, Graça Silva, confessou ter ficado “com muita pena” de “os Verbos dos Arguinas não terem ficado em segundo lugar. “Nos últimos três minutos ainda tínhamos essa esperança. O programa fechou sem anunciarem a posição em que ficámos. Estávamos em terceiro lugar, mas como naqueles três minutos há sempre a esperança de votar, votar votar…nós fizemos isso também, mas claro que todas as outras candidaturas fizeram o mesmo”.

“Quero parabenizar Coimbra pelo Fado e a Canção de Coimbra e a Procissão da Rainha Santa. De facto são duas candidaturas de peso e de grande referência para a região e para o país”, referiu a vereadora da Cultura, notando porém que seria “justo” que os “Verbos dos Arguinas” ficassem em segundo lugar. “ O nosso dialeto tem muito a ver com o que é genuíno e com a tradição de um povo e merecia ser posicionado no segundo lugar”, concluiu.

Exit mobile version