A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro do Abraços comemorou, na sexta-feira, cinco anos de trabalho de proximidade…
… na prestação de cuidados de saúde e na sensibilização para a saúde no âmbito escolar. A data foi assinalada na Ludoteca de Lagares da Beira.
Alexandra Garcia, coordenadora da UCC, foi a convidada desta manhã na Rádio Boa Nova. Para a jovem enfermeira a comemoração do aniversário “foi importante “ porque “é sempre um marco” e uma “partilha” com as pessoas e entidades que têm apoiado a unidade”.
Este ano, a comemoração incidiu sobre o tema “Turismo e Saúde”, áreas que na vertente formativa são ministradas pela Escola Profissional Eptoliva e pelo Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, em que cujos alunos desenvolvem diversos projetos, pelo que “seria importante dar-lhes uma voz e mostrar aquilo que fazem junto da comunidade”. Junto das escolas, Alexandra Garcia percebeu que estas são áreas com elevada taxa de empregabilidade, sendo que muitos dos alunos até ficam a trabalhar no concelho. “Isto é essencial para nós”, observa a responsável, notando que “se as pessoas tiverem saúde praticam turismo mais saudável e o próprio turismo também permite às pessoas terem um espaço para si, para pensarem e fazerem determinados tratamentos, que de certa forma melhora o seu estado de saúde”.
Há cinco anos em atividade, a UCC Pinheiro dos Abraços assegura, diariamente cuidados de saúde ao domicílio, tendo 20 vagas contratualizadas, que não chegam a ser preenchidas.
A UCC desempenha ainda um papel fundamental na área do programa nacional de saúde escolar, desde a idade do pré-escolar. Alimentação saudável e saúde oral são áreas trabalhadas pela UCC junto dos mais pequenos. Junto dos jovens, a intervenção da UCC decorre na área dos comportamentos aditivos e sexualidade. “Conheço grande parte destes miúdos, alguns há cinco anos, e tenho-os acompanhado a crescer”, refere Alexandra Garcia, que na área da sexualidade entende que “tem quer se trabalhar as emoções e os afetos”, notando que os jovens estão muito mais focados em “explorar o corpo”. Existem riscos”, refere a responsável, verificando que o preservativo não está a ser muito utilizado pelos jovens.
Outra área de atuação da UCC junto dos jovens é a que se prende com os comportamentos aditivos (consumo de álcool e drogas). “Procuramos informar os jovens e capacitá-los para a tomada de decisão”, explicou Alexandra Garcia, notando que a unidade tem feito intervenção junto dos alunos do Agrupamento de Escolas e da Eptoliva sobre os problemas que decorrem do consumo da cannabis que “pode desenvolver quadros psicóticos, que poderão levar ao surgimento de uma doença mental grave que é a esquizofrenia.
A UUC Pinheiro dos Abraços é composta por duas enfermeiras, uma assistente social, um técnico administrativo e uma assistente operacional. Alexandra Garcia espera que a equipa seja reforçada em breve com mais duas enfermeiras.
De referir que a UCC Pinheiro dos Abraços foi distinguida, em 2016, pela Missão Sorriso-Continente, com um prémio de mais de 25 mil Euros no Âmbito do projeto SER- Saúde, Esperança, Reencontro em Saúde Mental.