Site icon Rádio Boa Nova

5ª Etapa da Volta a Portugal teve início em Oliveira do Hospital

Às 13h10 desta segunda feira, 5 de agosto, cumpriu-se o calendário de arranque da 5ª Etapa da 81ª Volta a Portugal em Bicicleta, em Oliveira do Hospital.

Os ciclistas rumam em direção à Guarda onde deverão chegar cerca das 17h24.

O ponto da partida (simbólica) foi o Largo Ribeiro do Amaral, na cidade de Oliveira do Hospital, onde esteve instalado o Clube da Volta e onde os 126 ciclistas rubricaram o livro de ponto.

Momentos antes da partida do pelotão e em direto para a Rádio Boa Nova, o presidente do Município de Oliveira do Hospital sublinhou que “o ciclismo é uma prova de multidões” e que daí a aposta do município neste evento desportivo, no âmbito de “uma estratégia traçada pelo executivo de divulgação de Oliveira do Hospital como marca”.

Para José Carlos Alexandrino esta é “uma forma de divulgação e mediatização de Oliveira do Hospital” porque os portugueses “gostam da Volta a Portugal e veem as suas etapas”. Esclareceu que esta “é uma opção política para que Oliveira do Hospital não seja confundida com Oliveira do Bairro ou Oliveira de Azeméis”, notando que quando chegou ao executivo “não havia uma estratégia em relação ao nome de Oliveira do Hospital”. “É muito importante, nós termos nome e por bons motivos”, reforçou.

Rosto da Volta a Portugal em Bicicleta, Joaquim Gomes, ex ciclista e diretor da Volta constatou que Oliveira do Hospital é um dos “municípios históricos da prova”, pelo que acredita que atendendo à região onde está inserido, na Serra da Estrela, o município irá manter essa regularidade no futuro da prova.

Em direto para a Rádio Boa Nova, Joaquim Gomes fez ainda um balanço “muito positivo” da 81ª edição da prova, seja pela “boa adesão popular”, seja pela estreia de alguns municípios na rota da Volta, de que são exemplo Pampilhosa da Serra e Mirada do Corvo. O responsável acredita que no dia 11 de agosto, no contrarrelógio, que termina nos Aliados, no Porto, a Volta vai resultar num “enorme sucesso”.

Esta manhã foram muitos os oliveirenses que se concentraram junto ao Lago Ribeiro do Amaral, para assistir à partida dos ciclistas. No concelho, o pelotão passou por várias localidades: Senhor das Almas, Vendas de Galizes, Galizes, Nogueira do Cravo, Bobadela, Travanca de Lagos, Quinta da Adarnela, Lagares da Beira, Ervedal da Beira, Vila Franca da Beira, Aldeia Formosa, Seixo da Beira e Felgueira Velha.

A etapa entre Oliveira do Hospital e a Guarda conta com um percurso de 158 km. Amanhã, dia 6,  é dia de descanso dos ciclistas. As bicicletas voltam à estrada na quarta-feira, dia 7 de agosto, na 6ª etapa que liga Torre de Moncorvo a Bragança.

Exit mobile version