Site icon Rádio Boa Nova

Festa do Queijo Serra da Estrela foi “um sucesso e uma alegria”

A poucas horas do encerramento da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, presidente do Município oliveirense, já fazia um balanço positivo, resumido a duas palavras: “sucesso” e “alegria”.

Em entrevista à Rádio Boa Nova, o autarca afirmou que foi um sucesso “pelo número de visitantes e de expositores”. Referiu também que, com este regresso ao formato presencial, a alegria era “evidente”.

“Passaram por cá milhares de visitantes neste ambiente festivo, onde as pessoas estavam felizes”, começou por dizer, realçando que o certame foi “uma boa oportunidade de negócio para os expositores e produtores”. José Francisco Rolo não tem, por isso, dúvidas de que “a Câmara Municipal esteve bem em relançar a feira que acabou por se revelar um sucesso”.

O autarca mostrava-se, assim, satisfeito pela multidão que marcou, sobretudo, o segundo dia do certame. A poucas horas do fim, já havia produtores “sem stock”, o que representa o “sucesso” que foi esta edição da Festa do Queijo. A chuva, que “foi ouro que caiu sobre as pastagens e é muito precisa”, não travou a “avalanche de pessoas” que passaram pelo centro da cidade de Oliveira do Hospital.

José Francisco Rolo realçou, uma vez mais, “o efeito multiplicador” que a iniciativa produz na economia local do concelho e da região. Destacou ainda a presença da Ministra da Agricultura que “veio a Oliveira do Hospital anunciar incentivos aos produtores”.

À Rádio Boa Nova, o presidente da autarquia mostrou-se preocupado com o futuro dos profissionais deste setor e assegurou que é necessário “trabalhar a certificação” para “haver mais Queijo DOP”. “Temos de estudar formas de ajudar os produtores. A certificação de Queijo DOP é um selo de qualidade e garantia”, sublinhou.

Terminada mais uma edição daquela que é considerada a maior festa do queijo do país, o autarca refere que “é hora de avaliar”. Sem dúvidas de que “do ponto de vista económico foi muito bom”, José Francisco Rolo assume que “é preciso melhorar a exposição e introduzir novidades”, com a certeza de que “o caminho é continuar a realizar a feira”.

A concluir, o presidente lançou o convite para a próxima edição em 2023, porque “realizar a Festa do Queijo é divulgar Oliveira do Hospital”.

Exit mobile version