A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares preparou um vasto programa para celebrar os 50 anos da Revolução de Abril, que contempla diversas atividades culturais e desportivas, a realizar ao longo de todo o mês.
O arranque foi dado com a exposição fotográfica evocativa ‘Revolução de Abril em Poiares’, que retrata os acontecimentos de 6 de maio de 1974, no Jardim Municipal, que encheu por completo para a manifestação de apoio à Junta de Salvação Nacional. Esta mostra estará patente até ao final do mês, no mesmo local onde há 50 anos os Poiarenses celebraram a Liberdade, no Jardim em frente aos Paços do Concelho.
Ainda neste local, os bancos de jardim serão o palco para a iniciativa ‘Cravos Sem Espinhos’, que consistirá num conjunto de QRCodes com links para livros censurados e músicas de abril. Já o Centro Cultural de Poiares (CCP) recebe a ‘Exposição itinerante Ditadura, Revolução, Democracia, composto por um conjunto de conteúdos que permitem ter uma visão da Revolução que abriu o caminho para a liberdade e democracia em Portugal.
O ponto alto será a Sessão Solene, no dia 25, cujo programa arranca com a Arruada pela Filarmónica Fraternidade Poiarense, a cerimónia de Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho, seguindo-se a sessão propriamente dita com as intervenções do Presidente da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal, dos partidos políticos com representação na Assembleia Municipal. Haverá ainda uma segunda atuação da Filarmónica, terminando com a deposição de uma Coroa de Flores no Monumento de Homenagem aos Combatentes Poiarenses Falecidos na Guerra do Ultramar, na Alameda Santo André.
A música estará também em destaque, com o Concerto pela Filarmónica Fraternidade Poiarense e o seu Coro Misto, no dia 25 de abril, pelas 17h00, no Salão de Congressos do Centro Cultural de Poiares, e com João Torres, no dia seguinte, com músicas de abril e de intervenção, a partir das 19h00, no Mercado Municipal, integrado na iniciativa Mercadinho da Terra. Já no dia 17, o auditório do CCP acolhe o Concerto 25 de abril / 50 anos, a partir das 21h30.
No campo cultural realce para a dupla apresentação da Companhia de Teatro Experimental de Poiares, que levará ao palco do auditório do CCP o exercício de teatro ‘Liberdade’, no dia 13 e 25 de abril às 21h30, interpretado pelas suas classes de adolescentes e adultos. Também no CCP, de 22 a 26 deste mês estarão em exposição os trabalhos realizados no âmbito do Workshop de Pintura, evocativos da temática da revolução.
Por fim o desporto, com a Câmara Municipal a acolher a chegada da segunda etapa do Grande Prémio de Ciclismo O Jogo, no dia 26 de abril, que ligará Trancoso a Vila Nova de Poiares, com a linha de meta a estar instalada na Avenida Dr. Daniel de Matos