É já no próximo domingo, dia 4 de março, que se realiza a 4ª Corrida do Alva entre Penalva de Alva e Sandomil, nos concelhos de Oliveira do Hospital e de Seia. A organização está à espera de mais de 200 participantes.
A 4ª Corrida do Alva compreende a prova sénior e de veteranos a contar para o Campeonato Distrital de Estrada de Coimbra e da Guarda, a Mini-Corrida do Alva (Corrida e caminhada) e o 3º grande Prémio Jovem para Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis e Juniores. Rui Coelho, presidente da União de Freguesias de Penalva de Ava e S. Sebastião da Feira destacou na Rádio Boa Nova, o facto de a iniciativa unir “duas freguesias, dois concelhos e dois distritos”.
Na quarta edição da Corrida do Alva, Rui Coelho verifica que esta “é já uma prova com dimensão considerável”, que “tem vindo a crescer de ano para ano”. Determinante na organização do evento é a parceria com o Clube Atlético de Oliveira do Hospital o Maratona Clube de Vila Chã (Seia). Em 2017 a prova contou com 350 participantes, sendo que ao todo cerca de 500 pessoas estiveram envolvidas na iniciativa. “Temos conquistado o nosso espaço ao longo dos anos””, refere Rui Coelho, notando que no início o objetivo da prova era “dar a conhecer as nossas belezas naturais”. “Depois do 15 de outubro, as belezas foram prejudicadas, mas inda temos sítios muito interessantes por onde passar”, afirma o responsável, considerando que “a vida continua” e o objetivo passa por “atrair gente às nossas aldeias”.
Até ao momento, o número de inscrições na prova já ultrapassou as duas centenas e Rui Coelho espera que surjam ainda mais inscrições. A prova vai ter início às 10h00 com partida em Penalva de Alva, passagem pela Ponte de S. Gião e Sandomil, terminando em Penalva de Alva.
Este ano, a 4ª Corrida do Alva conta com apoio da Rede das Aldeias dos Xisto, no âmbito da qual decorre a caminhada.