Site icon Rádio Boa Nova

“Próxima fase de desconfinamento dificilmente se irá verificar”. Proibido sair ou entrar na Área de Lisboa ao fim-de-semana

A próxima fase do desconfinamento, prevista para dia 28 de junho, e que implicava o fim da lotação nos transportes públicos, por exemplo, “dificilmente se irá verificar”, anunciou esta quinta-feira a ministra da Presidência no final da reunião do Conselho de Ministros.

“A situação epidemiológica tem vindo a deteriorar-se”, assinalou Mariana Vieira da Silva, sublinhando que a incidência é, atualmente, de 90,5 e o Rt é de 1.13. “Estamos hoje, claramente, numa situação já bastante longe da zona verde e, portanto, o país está numa situação mais preocupante do que estava há uma semana.”

Há 20 concelhos atualmente em situação de alerta e, “apesar da deterioração a nível nacional, quatro concelhos recuperaram: Alcanena, Paredes de Coura, Santarém e Vale de Cambra”, referiu Mariana Vieira da Silva.

Sesimbra registou, nas últimas duas semanas, uma incidência de mais de 240 casos, por isso recua no desconfinamento e os estabelecimentos passam a encerrar às 15h30 ao fim de semana.

Proibido sair ou entrar na AML ao fim de semana

No caso de Lisboa, onde a situação é mais preocupante, o “Governo decidiu retomar a proibição de circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana” a partir das 15 horas de sexta-feira, anunciou ainda a ministra.

É uma medida que não estava prevista, como assinalou Mariana Vieira da Silva, mas que o Governo resolveu aplicar de modo a conter a disseminação de casos que se tem registado nesta região.

Alguns especialistas consideram que Portugal já se encontra no início de uma quarta vaga da pandemia, cujo motor é Lisboa.

Há dez concelhos que não acompanham o país no desconfinamento, devido à elevada incidência de casos de Covid-19. São eles: Albufeira, Arruda dos Vinhos, Braga, Cascais, Lisboa, Loulé, Odemira, Sertã, Sintra e Sesimbra.

De referir que Braga, Lisboa, Odemira já se encontravam ‘recuados’ e assim vão continuar.

Destaque ainda para 20 concelhos que ficam em alerta: Alcochete; Águeda; Almada; Amadora; Barreiro; Grândola; Lagos; Loures; Mafra; Moita; Montijo; Odivelas; Oeiras; Palmela; Sardoal; Seixal; Setúbal; Sines; Sobral de Monte Agraço; e Vila Franca de Xira.

Veja ou reveja a conferência de imprensa:

Exit mobile version