Site icon Rádio Boa Nova

Ministra da Coesão Territorial garante “compromisso do Governo em fazer o IC6”

A ministra da Coesão Territorial garantiu, ontem, que o governo vai avançar com a construção do IC6, que devido a “uma grande pressão por parte da Comissão Europeia” ficou de Fora do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Ana Abrunhosa garantiu que a obra vai ser suportada pelo Orçamento de Estado e que o financiamento e calendarização já foram aprovados em resolução de Conselho de Ministros, que “está para publicação”.

 

A presidir à inauguração da reabilitação do edifício dos Paços do Concelho de Arganil que, ontem, se realizou, a governante explicou os motivos pelo qual o IC6, bem como outras estradas como IC31 e as ligações a sul do IP3, ficaram de fora do PRR.

“No âmbito da consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência, foi entendimento do Governo com um grande apoio da Comissão Europeia que havia áreas que tínhamos que contemplar e que não estavam contempladas, e que haveria outras áreas cujo peso tínhamos que diminuir. Aqui tínhamos uma grande pressão da parte da Comissão Europeia de diminuir o peso do pacote das estradas. E retirámos um conjunto de estradas, algumas das quais nestes territórios que  deixam de contar com o apoio do PRR”, referiu.

Ana Abrunhosa avançou, contudo, que só deu acordo à retirada das estradas do PRR, ”desde que se garantisse o financiamento das mesmas”. “Até porque já tínhamos anunciado o apoio e identificado as estradas em causa”, frisou.

Ontem, “em nome do governo e do ministro das Insfraestruturas e da Habitação que já fez um comunicado”, Ana Abrunhosa reafirmou “o nosso compromisso em fazer estas estradas com outros fundos, com Orçamento do Estado”. “Já temos fonte de financiamento, são as receitas do concurso do 5G e já aprovámos em resolução do Conselho de Ministros o financiamento das estradas que retirámos do PRR, nomeadamente IC6, IC31 ou das ligações da zona sul ao IP3. E já aprovámos o financiamento dessas estradas, calendarizado no tempo e a fonte de financiamento”, afirmou diante de vários autarcas da região, entre os quais o presidente do Município de Oliveira do Hospital.

Em Arganil, Ana Abrunhosa reiterou, assim, “o compromisso do governo em fazer estas estradas”. “O que nós queremos é que estes investimentos se façam”, assegurou.

Exit mobile version