Nos últimos dias, tem-se verificado poluição no Rio Seia, mais concretamente na zona do Açude de Ervedal da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, que tem gerado indignação nos populares e nas redes sociais.
Em declarações à Rádio Boa Nova, o autarca constatou que “já não é a primeira vez” que acontecem descargas ilegais. “Isto já tem sido periodicamente. Em anos anteriores, tem acontecido uma outra situação. A última vez aconteceu no ano passado”, começou por dizer, afirmando que, uma vez que as descargas vêm “a montante do rio Seia”, leva a Junta de Freguesia a “deduzir que vêm do concelho vizinho de Seia”.
Após ter conhecimento da situação, Carlos Maia deslocou-se ao local e verificou que “no açude da ribeira realmente havia espuma que não é normal” mas, por outro lado, “mais a montante do açude da ribeira, na conhecida ponte do salto, não se verifica nenhum tipo de espuma”. “Levou-me a concluir, sem grandes certezas obviamente, que tenha sido uma descarga feita localmente e que não viria do concelho de Seia. Algo de estranho aqui se passa”, afirmou.
À Rádio Boa Nova, o presidente da União de Freguesias garantiu que irá alertar os Serviços da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital para que “tomem as diligências necessárias e, se tiverem que apresentar queixa, terá que ser contra terceiros ou desconhecidos”.
O autarca Carlos Maia repudia, agora, a situação mas recorda que já “há muitos anos que o rio Seia conta com águas poluídas vindas do concelho de Seia”.
Fotos: Luís Moreira (facebook)