O posto da GNR de Oliveira do Hospital está, desde hoje, dotado de duas bicicletas que possibilitarão “uma guarda de maior proximidade e um maior contacto com os cidadãos”. A oferta foi feita, esta manhã, pelo Município de Oliveira do Hospital que, também, vai “avançar com um conjunto de obras no posto da GNR” e tem em vista a oferta de duas motas elétricas.
A entrada da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital foi o local escolhido para a cerimónia de entrega de duas bicicletas ao posto local da GNR, em que marcaram presença para além do executivo liderado por José Carlos Alexandrino e do responsável municipal da proteção Civil, José Carlos Marques, o comandante do Comando Distrital de Coimbra da GNR, o Tenente Coronel Henrique Paulo Armindo, a comandante do Destacamento Territorial da GNR da Lousã, a Alferes Raquel Ferreira, o novo comandante do posto da GNR oliveirenses, o sargento Simões, e os guardas Miguel Lobo e Gil Fonseca.
A entrega das bicicletas e assinatura dos contratos de comodato aconteceram no Dia Mundial da Obesidade, servindo de incentivo para “hábitos de vida saudáveis”, “num momento em que as ciclovias são objetivos do Município, assim como as práticas sustentáveis”, começou por explicar o vereador do Desporto e da Juventude, Nuno Ribeiro. Mas, “acima de tudo, serve o objetivo de uma guarda de maior proximidade com os nossos cidadãos, agora que vai entrar a primavera, a que se seguirá o verão e as praias fluviais, que inclui o patrulhamento dentro da própria cidade, com um maior contacto com os nossos cidadãos”, explicou.
Para o presidente do Município de Oliveira do Hospital, a entrega das duas bicicletas “representa muito” para o seu executivo porque, durante os seus mandatos, nem sempre houve uma relação pacífica com algumas pessoas e com quem dirigiu o posto”. “O novo comandante desde que entrou criou um conjunto de relações diferentes, em que é possível nós trabalharmos em conjunto. Temos o homem certo no lugar certo”, afirmou José Carlos Alexandrino referindo-se ao comandante Sargento Simões.
O autarca oliveirense anunciou, ainda, que a Câmara “vai lançar um conjunto de obras no posto da GNR de Oliveira do Hospital”. “Estamos disponíveis em colaborar com quem colabora connosco”, afirmou José Carlos Alexandrino, que também agradeceu à GNR “o trabalho excelente e fantástico que têm feito em relação à pandemia”, tendo contribuído para que o concelho seja, agora, o que tem menos casos ativos de Covid-19 por 100 mil habitantes no conjunto dos 19 municípios que integram a CIM da Região de Coimbra.
Num “ambiente de cooperação e de parceria” que espera que se mantenha entre a Câmara Municipal e a GNR, o autarca oliveirense disse ainda que gostaria de oferecer “duas motas elétricas novas” ao posto local, “para deslocações e para dar mais um exemplo em termos de ambiente”
Presente na entrega das bicicletas, o comandante Territorial de Coimbra da GNR, o Tenente Coronel Henrique Paulo Armindo, agradeceu a oferta do Município. “Naturalmente que a Guarda serve para servir as suas populações e instituições locais, à cabeça as câmaras Municipal. Esperamos que este bom relacionamento se mantenha porque é bom para todos. Que este concelho se mantenha seguro”, afirmou.