Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital com 119 casos ativos de Covid-19. Uma pessoa morreu e 53 recuperaram

Em Oliveira do Hospital confirma-se a tendência de diminuição dos casos ativos de Covid-19.  No concelho há, agora, 119 infeções ativas. Desde a última atualização (9 de fevereiro) 53 pessoas recuperaram e uma morreu. Em três dias, registaram-se nove casos novos de infeção.

Os números foram divulgados, esta tarde, pelo presidente do Município de Oliveira do Hospital que verifica uma “quebra evidente nos números de casos ativos no concelho. “Neste momento temos 119 ativos, 1034 recuperados e 30 óbitos”, referiu o autarca, lamentado a morte de mais uma pessoa e apresentando os sentimentos à família.

Na habitual comunicação em vídeo, José Carlos Alexandrino disse que, num olhar pelas freguesias é possível constatar uma diminuição acentuada do número de infetados. Destacou a União de Freguesias de Oliveira do hospital e S. Paio de Gramaços que “ainda tem um número elevado, tem 31 casos”, mas também as freguesias de Seixo da Beira e Lagares da Beira, com 11 casos cada.  “Nota-se perfeitamente que há uma diminuição, que é um bom sinal”.

No total, o concelho acumula 1183 casos. Num olhar ao gráfico de incidência, o autarca oliveirense verifica que o concelho regista “uma descida acentuada de casos”. Adiantou que o número de novos casos, desde a última atualização, foi de nove, com uma média de “três casos por dia”, situando o concelho ao nível  de 4 de dezembro”.  Informou que nove pessoas estão internadas.

Por freguesias, os 119 casos distribuem-se da seguinte forma: Aldeia das Dez (1), Avô (9), Alvôco de Várzeas (4), Bobadela (1), Lourosa (3), Lagares da Beira (11), Meruge (3), Nogueira do Cravo (2), S. Gião (0), Seixo da Beira (11), Travanca de Lagos (4), UF Ervedal  e Vila Franca da Beira (1), UF de Lagos da Beira e Lajeosa (4), UF Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira (4), UF de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços (31) e UF de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira (6). Há 24 casos ainda com freguesia por identificar.

Esta  tarde, o autarca analisou a evolução da pandemia no concelho, recordando que o o primeiro caso foi registado a 27 de março de 2020. “Até 5 de dezembro atingimos os 100 casos. No dia 3 de janeiro, um mês depois já tínhamos 500 casos. No dia 29 de janeiro já tínhamos 500 casos e hoje, desde o dia 29 de janeiro tivemos um aumento de 183 casos. Temos neste momento 1183 casos”, referiu.

Em relação aos óbitos,  a primeira morte foi registada no dia 27 de maio. “No dia 1/10 tínhamos quatro mortes e até 31 de dezembro passámos de quatro para 10. Desde o dia 1 de janeiro até hoje tivemos 20 óbitos. isto é dramático. Esta evolução dos óbitos tem a ver com que aconteceu em dezembro”.

No dia que considera ser de “esperança” com a abertura do Centro de Vacinação nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do hospital, o autarca apelou a quem esteja para ser vacinado e não tenha transporte, que use o número 238 605 268/9 para que possa ser assegurado transporte. Com a colaboração dos bombeiros de Oliveira do Hospital e Lagares da Beira, também será assegurado o transporte de pessoas acamadas. “Não deixaremos ninguém sem ser vacinado”, assegurou esta tarde o autarca oliveirense.

Na comunicação aos oliveirenses, José Carlos Alexandrino deixou hoje também uma palavra ao especialista Carlos Antunes pelo “contributo que tem dado a esta Câmara Municipal, ajudando-nos a interpretar os dados, planificando com a equipa do Covid-19”. “Hoje é uma figura pública, apoia a comissão do Covid a nível nacional, apoia o governo projetando os dados para medidas que são tomadas. Para nós, é um orgulho ter uma pessoa desta dimensão que seja natural de Oliveira do Hospital, da freguesia da Bobadela. “Queria-lhe agradecer o contributo que tem dado através da Rádio Boa Nova, mas também com os contactos que tem tido com o gabinete do Covid-19, ajudando-nos a tomar medidas”, afirmou.

“Parece que o temporal tem estado a passar, mas temos que continuar, na mesma forma como até agora, porque mostrámos que é possível erradicar o vírus do concelho e do país. É só uma atitude responsável que todos temos que ter. Ultimamente isso tem acontecido e temos aqui os resultados”, concluiu o autarca.

Exit mobile version