Site icon Rádio Boa Nova

Graça Silva vai presidir a Assembleia Geral da Associação Portugal Romano

A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Graça Silva, vai presidir à Assembleia Geral (AG) da Associação Portugal Romano (APR), com sede em Condeixa-a-Nova. O arqueólogo Rui Siva vai integrar o Conselho Fiscal. A Associação é composta por nove municípios e pretende preservar a herança romana e promover o turismo cultural.

Arqueólogo Rui Silva

Os nomes foram propostos na última reunião do executivo, pelo presidente José Carlos Alexandrino, que explicou que na formação da APR foi decido que Oliveira do Hospital ficaria com a presidência da Assembleia Geral e com um vogal efetivo do conselho Fiscal.

“Como presidente da Assembleia Geral proponho quem sempre participou nestas reuniões, Graça Silva e como suplente da AG José Francisco Rolo”. Para o  lugar de vogal no Conselho Fiscal, José Carlos Alexandrino disse que o executivo deliberou convidar “um técnico, situação que não é muito normal porque estes lugares nas associações são mais políticos” . Trata-se do arqueólogo do Município, Rui Silva, e a escolha “tem muito a ver com o seu desempenho e como ele vive para a Bobadela, para a arqueologia, com uma dedicação sem limites”. “É um funcionário que tem feito um grande trabalho”, sublinhou o autarca, notando ainda a dedicação do arqueólogo ao património de Lourosa.

 

Na reunião, José Francisco Rolo, não se demorou a fazer “um exercício de memória para lembrar que “houve uma altura em que pensavam que o papel de Rui Silva era estar no Parque do Mandanelho a regar árvores”. “Felizmente que outros  acharam que o papel do arqueólogo Rui Silva era ser arqueólogo, a cuidar do património e hoje estar numa rede de municípios, em que elevam a arqueologia ao seu papel fundamental de promotor de cultura e de oferta turística. É um grande salto enorme”, considerou o vice-presidente do Município, notando que tal se deve a “uma política de visão do presidente da Câmara e da senhora vereadora”. “Onde estávamos e onde estamos”, concluiu.

Graça Silva, vereadora da Cultura, que vai presidir à Assembleia Geral da APR, também elogiou o desempenho de Rui Silva. “tem dado provas de que é um entusiasta da arqueologia e se preocupa com o património arqueológico do nosso concelho”. Junto de outros arqueólogos da APR, Graça Silva entende que Rui Silva terá “ possibilidade de promover o património arqueológico da cidade romana da Bobadela”.

Na Associação de Portugal Romano, o município de Condeixa-a-Nova é o que acolhe o maior complexo de ruínas romanas em Portugal, com mais de 100 mil visitas anuais. Para além de Oliveira do Hospital, integram a associação como fundadores as Câmaras de Ansião, Braga, Penela, Santiago do Cacém, Seixal, Tomar e Vidigueira.

Exit mobile version