Site icon Rádio Boa Nova

3ª Semana Cultural de Penalva de Alva “promove a aldeia e o próprio tecido cultural” de 22 a 29 de dezembro

A Sociedade Recreativa Penalvense organiza, pela terceira vez, a Semana Cultural, que decorre de 22 a 29 de dezembro em Penalva de Alva, e tem como principal objetivo “promover a cultura não só daquilo que se faz no concelho,…

…mas também dar relevo a artistas de renome e destaque a nível regional e nacional”.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Sérgio Minas, da direção da Sociedade Recreativa Penalvense afirmou que “a prioridade é promover a aldeia de Penalva de Alva e o próprio tecido cultural”.

A 3ª Semana Cultural de Penalva de Alva é, obviamente, fruto do sucesso das edições anteriores, contudo, este ano, o evento contou com o auxílio da Direção Regional da Cultura do Centro, através de um programa de apoio.

Tal como na primeira e segunda edição, projetos do concelho não faltam. É o caso da apresentação dos trabalhos sonoros de Luís Antero, os filmes de Tiago Cerveira, a música de Luís Oliveira e da banda Sob Pressão.

A par disso, Sérgio Minas destaca os artistas de relevo nacional e regional. Logo no primeiro dia do evento (22 dezembro), os Solistas da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, a “única orquestra de cariz profissional de Portugal”. No dia 26, destaca-se Miguel Calhaz e, no dia seguinte, o Fado de Coimbra marca presença com a atuação de Diogo Mendes. Luís Severo, um renome nacional, atua no dia 28, dia que inicia com a partilha de experiências em forma de tertúlia com Rui Daniel Silva, um viajante que falará sobre as suas aventuras nas viagens que realizou nos últimos tempos, com a apresentação do seu livro “Crónicas à Volta do Mundo”.

À Rádio Boa Nova, o responsável deu ainda conta da exposição “Coexistir com os grandes carnívoros- o Desafio e a Oportunidade”, patente ao longo de toda a semana, que apresenta as “espécies que estão extintas ou que estão em vias de extinção”.

Da necessidade de não esquecer a cultura da região, a Semana Cultural oferece um passeio sonoro e interpretativo intitulado de “Rota dos Canastreiros”, um percurso pedestre em torno da aldeia, para a compreensão de todo o processo ligado à arte da cestaria.

A sala de espetáculos da Semana Cultural é a sede da Sociedade Recreativa Penalvense, que dispõe de um bar com diversas opções de comida e de bebida. A entrada nos eventos da Semana Cultural é livre, com exceção dos concertos de Luís Severo e Diogo Mendes, no valor simbólico de dois euros.

Apesar de a afluência ser “um fator determinante”, a organização rege-se mais pela “vontade de promover a cultura, projetos culturais e artistas”, assim como “trazer as pessoas a Penalva, a começar pelos penalvenses”.

E não é por acaso que a Semana Cultural se realiza em torno desta quadra festiva do Natal. É uma “forma de receber” aqueles que, durante o ano, estão longe da aldeia. “É normal que as pessoas regressem à aldeia. É uma forma de os receber”, concluiu Sérgio Minas.

Oiça a entrevista na íntegra »»»»

Vídeo Promocional »»»»

Exit mobile version