Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital vai ser o primeiro concelho do distrito a vacinar pessoas com mais de 80 anos

O próximo dia 11 de fevereiro é a data apontada, para o arranque do processo de vacinação, a pessoas com mais de 80 anos no concelho de Oliveira do Hospital. Deverão ser vacinadas cerca de 1800 pessoas, num trabalho desenvolvido pelo Centro de Saúde local e o Município oliveirense.

A informação foi avançada esta tarde pelo presidente do Município, José Carlos Alexandrino, que adiantou que “no nosso distrito, o nosso concelho vai ser o primeiro a fazer a vacinação para mais de 80 anos”.

“O número de pessoas que, neste momento, se aponta ronda as 1800 pessoas. Será um trabalho enorme feito pelo Centro de Saúde de Oliveira do Hospital e com o qual Câmara Municipal vai colaborar, de mãos dadas, para que esta vacina chegue a todos estes nossos idosos”, adiantou o autarca que, esta tarde, quis assim partilhar “esta esperança” e que considera ser “um bom sinal”.

Para José Carlos Alexandrino “é importante tranquilizar e proteger a população mais idosa”, situação que “vai acontecer”.

“Estou contente por Oliveira do Hospital ser escolhido como concelho pioneiro, numa organização conjunta e a trabalharmos de mãos dadas, reunindo todas as condições para que todos sejam vacinados”, reforçou o autarca, verificando que se trata de “pessoas mais frágeis e mais sujeitas a apanhar o Covid-19 e a ter um desfecho com falecimentos”. Lembrou que “o maior número de mortes é de pessoas com mais de 80 anos”.

A data prevista para o início da vacinação a pessoas com mais de 80 anos é o dia 11 de fevereiro. Este é, contudo, “um processo que não se resolve num ou dois dias”, devendo “demorar muitos dias”, exigindo “uma boa organização”.  “Vai ser uma maratona, não vai ser uma corrida de velocidade de 40 metros, percebam isso”, comparou o autarca, informando que as pessoas “vão receber uma  comunicação de que quando vão ser vacinados”.

Recorde-se que na comunicação feita na passada sexta-feira, José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital indicou que “grande parte” dos lares do concelho já receberam a 1ª e 2ª doses da vacina da Covid-19.

Exit mobile version