Site icon Rádio Boa Nova

Câmara Municipal dá início às obras de Requalificação do Centro Histórico de Oliveira do Hospital

As obras de Requalificação do Centro Histórico de Oliveira do Hospital vão iniciar-se na próxima segunda-feira, 25 de janeiro. O Município de Oliveira do Hospital assinou, esta terça-feira, dia 19, os autos de consignação da empreitada que, por ser de grande complexidade, obrigou à sua divisão e adjudicação em quatro lotes.

Na sessão, que decorreu no salão nobre dos Paços do Município, foram assinados os autos relativos aos Lotes B e C com a empresa Amadeu Gonçalves Cura & Filhos, Lda. e com valor de adjudicação (com IVA) de 604 148,99 euros e de 603 796,86 euros, respetivamente; e ao lote D com a empresa Manteivias Engenharia e Construção S, A. adjudicado por 635 949,04 euros. As obras destes três lotes apresentam um prazo de execução de 365 dias, e é de referir que por compreender intervenções mais complexas, o lote A será a última fase da obra a iniciar.

Com as intervenções previstas no “Programa para a reabilitação/qualificação do Núcleo Histórico de Oliveira do Hospital”, a Câmara Municipal pretende reabilitar e vivificar o núcleo histórico e reforçar o papel que representa na cidade. Um programa que assenta em três componentes articuladas entre si: reforço da visibilidade e centralidade do Núcleo Histórico, melhorando a sua articulação com a envolvente; qualificação da globalidade do espaço público; e adoção de estratégia e de plano de ação para a reabilitação e efetivo uso dos edifícios.

Como sublinha o presidente da autarquia, José Carlos Alexandrino, o executivo a que preside tem um visão diferente para a valorização da cidade, e por isso as obras na zona histórica vão conferir um novo figurino a toda a parte antiga da cidade, quer através da qualificação das infraestruturas e do espaço público quer através da reabilitação dos edifícios.

“Esta obra era um dos maiores anseios dos Oliveirenses. A cidade de Oliveira do Hospital jamais será igual ao que era”, sublinha o autarca, satisfeito após assinar os autos de consignação que possibilitam agora o arranque das obras.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital tem vindo a promover contactos próximos com os diversos agentes desta área da cidade, tendo desafiado os moradores e comerciantes da zona histórica para formarem uma Comissão de Acompanhamento que participe, como interlocutor, no processo relacionado com a referida empreitada de requalificação.

A requalificação da Zona Histórica é uma das grandes obras previstas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) que, em Oliveira do Hospital, tem associado um investimento público superior a cinco milhões de euros e compreende um conjunto de investimentos em diversas freguesias e na regeneração urbana da cidade, alguns dos quais já concluídos.

Exit mobile version