Site icon Rádio Boa Nova

Covid-19: Oliveira do Hospital regista 43 novos casos e mais duas mortes. 50 pessoas recuperaram e há 174 infeções ativas

O concelho de Oliveira do Hospital regista 174 casos ativos de infeção por Covid-19. De acordo com a comunicação feita, há instantes, pelo presidente do Município, desde a passada terça-feira, 12 de janeiro, o concelho contabilizou 43 novos casos e mais dois óbitos. Meia centena de pessoas recuperou da doença.

“Entrámos às 00h00 de hoje com regras especiais e um confinamento muito diferente daquele que nós tínhamos. Temos que assumir um sentido de responsabilidade para tentarmos inverter esta tendência crescente do número de infetados no país”, começou por referir José Carlos Alexandrino.

A dar conta de 174 casos ativos, o autarca nota que o concelho desceu “ligeiramente em relação à última atualização (183)”. Adiantou que o concelho conta agora com “508 recuperados”, onde o próprio se inclui, e regista “mais dois óbitos do que na última apresentação”. Dirigiu, por isso, as condolências a “estas duas famílias que viram partir os seus entes queridos devido a este vírus que tanto mal nos tem feito”.

Na análise por freguesias, o autarca identifica a freguesia de Avô com “o maior número de casos” (40) devido ao “surto do lar de Avô”. Segue-se a União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços com 31 casos. Alexandrino chamou a atenção para “uma freguesia que aumentou bastante, que é a freguesia de Lagares da Beira que, neste momento, tem 31 casos”. “Atenção Lagares da Beira, tem que haver todos os cuidados, porque o número é preocupante”. A freguesia de Nogueira do Cravo “continua com 19 casos” e duas freguesias estão “sem qualquer caso de infeção, Aldeia das Dez e S. Gião”. “É bom não ter nenhum caso, porque as pessoas, dentro das regras, podem circular sabendo que não há nenhum caso”, observou.

Quanto às restantes freguesias, os casos distribuem-se da seguinte forma: Alvôco de Várzeas (1), Bobadela (3), Lourosa (6), Meruge (3), Seixo da Beira (8), Travanca de Lagos (3), UF de Ervedal e Vila Franca da Beira (4), UF de Lagos da Beira e Lajeosa (6), UF Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira (3) e UF de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira (7). Há ainda nove casos com freguesia por identificar.

À data o concelho regista 695 casos acumulados desde o início da pandemia.

“Desde o dia 1 de dezembro houve uma subida bastante forte até ao dia 21 de dezembro. Depois entrámos numa zona de planalto com subidas ligeiras e se repararmos, agora, há uma ligeira descida desde o dia 11 até ao dia de hoje. É um sinal de que podemos estar a inverter o planalto. Esperamos que estes números se concretizem na próxima semana. Esse será um fator de alegria para que o concelho tenha menos casos, porque não tendo casos, também não temos mortes”, referiu.

Como “nota triste”, José Carlos Alexandrino indicou que o concelho acabou de “atingir o mesmo número de mortes que houve nos incêndios”. “Nos incêndios houve 13 mortes e hoje temos, também ,13 falecimentos pelo Covid-19.

O autarca concluiu a comunicação, apelando a todos para que “continuem a cumprir as regras do confinamento para ver se vencemos esta guerra e estas batalhas decisivas”. “As batalhas têm que se vencer dia a dia, numa luta permanente”, notou.

Exit mobile version