Site icon Rádio Boa Nova

Vacinação em Lar de Alvoco das Várzeas é “dia histórico para todos” e traz uma “sensação de alívio”

O CERCAV- Centro de Recreio de Convívio de Alvôco das Várzeas foi o primeiro lar do concelho de Oliveira do Hospital a receber vacinação contra a Covid-19. A direção da instituição e a equipa de profissionais de saúde olham para este arranque de vacinação como “um dia histórico” que traz “uma sensação de alívio” aos idosos e suas famílias.

Esta manhã, 44 idosos do lar de Alvoco das Várzeas foram os primeiros do concelho oliveirense a serem vacinados. Em declarações à Rádio Boa Nova, Jorge Silva, presidente da Direção do CERCAV mostrou-se satisfeito com a chegada das vacinas, considerando que “é um dia histórico para todos”. “Acima de tudo, é o renascer da esperança de voltarmos a ter normalidade dentro da instituição”, afirmou.

Segundo o responsável, os utentes, “confinados há muitos meses, merecem vir ao ar livre e estarem mais tranquilos, sabendo que o futuro que se avizinha será melhor do que tem sido até agora”.

À Rádio Boa Nova, Jorge Silva adiantou que todos os utentes vão ser vacinados, incluindo os que estão dependentes, uma vez que as famílias foram contactadas e deram autorização.

De referir ainda que o lar de Alvoco das Várzeas, até ao momento, desde o início da pandemia, não registou qualquer caso de infeção por Covid-19. “Tem havido muito cuidado. Ainda ontem fecharam as visitas porque a pandemia no concelho alastrou-se. Tivemos que o fazer por uma questão de segurança”, explicou.

Presente na ocasião, e a acompanhar a equipa de enfermagem responsável pela vacinação, Fernando Morais, conhecido médico de Oliveira do Hospital, considera que a chegada da vacina traz “uma sensação de alívio”, uma vez que “estamos a viver um momento difícil no concelho, pois nota-se um agravamento”.

“É uma esperança para todos”, afirmou em declarações à Rádio Boa Nova. Médico no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, mas também a exercer funções em três IPSS, Fernando Morais acredita que a vacinação vem trazer “alguma tranquilidade aos idosos e às famílias”.

Na opinião do conhecido médico, “todos se deveriam vacinar, mesmo pessoas que tenham algum receio das reações à vacina”.

Recorde-se que a vacinação contra a Covid-19 decorreu, esta manhã, em Alvoco das Várzeas e em Santa Ovaia. À tarde, será no lar da Bobadela. O processo de vacinação no concelho conta com oito enfermeiros e dois médicos do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital que se deslocam até às instituições. Em cada uma estará presente um grupo, constituído por um médico e quatro enfermeiros que tiverem formação prévia.

A vacinação nos lares em Oliveira do Hospital decorre por ordem alfabética do nome da instituição. Ao longo semana serão vacinados os restantes lares do concelho, com cerca de 800 doses de vacinas.

Exit mobile version