Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital distinguiu Carlos Martins e Dulce Pássaro com Medalha de Ouro

O oliveirense internacional de futebol, Carlos Martins, e a ex ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, foram homenageados, no dia 7 de outubro, com a Medalha de Ouro Municipal.

Uma distinção que aconteceu por ocasião do Dia do Município, efeméride que para o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, tem a missão de “homenagear os nossos oliveirenses”, pelo que “é um dia de festa”, ainda que “contraditório de emoções” pela “saudade” que ali é sentida na homenagem prestada a pessoas que “nos deixaram recentemente”.

A mais alta distinção municipal foi, este ano, dirigida a dois oliveirenses. Carlos Martins, oliveirense internacional de futebol e único filho da terra a integrar a seção A de futebol, foi um dos homenageados, considerando José Carlos Alexandrino que a distinção surge “atrasada”, devendo ter acontecido logo que o jogador foi chamado à seleção. A reconhecer o mérito futebolístico de Carlos Martins – “tu és o expoente máximo”, referiu – José Carlos Alexandrinho alargou a homenagem a outra vitória do jogador e da sua família, e que se prendeu com a luta em torno do filho, Gustavo Martins, quando acometido por um grave problema de saúde. “Foi o jogo mais importante da tua vida”, notou.

Um gesto a que Carlos Martins respondeu com uma palavra de gratidão, notando que este será “certamente” um momento que irá sempre lembrar.

Uma segunda Medalha de Ouro foi atribuída a Dulce Pássaro, a oliveirense que desempenhou funções de ministra do Ambiente no governo de José Sócrates. A Engenheira que o presidente do município considera “Ministra toda a vida” e que vê como uma “mulher enorme”, muito em particular pela ajuda que tem dado a Oliveira do Hospital.

Uma medalha que “muito significa” para Dulce Pássaro como “sinal de apreço”, e que a oliveirense espera que vá ao encontro da vontade dos munícipes.

A dar conta do seu percurso e entre os agradecimentos que fez questão de partilhar, a ex ministra agradeceu em particular ao ex primeiro ministro José Sócrates com quem teve o “privilégio de trabalhar” e lhe deu “a oportunidade de servir Portugal como ministra”.

Foram ainda homenageados com a Medalha de Mérito Municipal a empresa Amadeu Gonçalves Cura & Filhos, Lda; António Fontes, de Alvoco das Várzeas; António Manuel Cardoso da Fonseca – “Neca Areias” (título póstumo), Joaquim Carvalheira (título póstumo) e Mário Luís da Costa de Avô.

Exit mobile version