Site icon Rádio Boa Nova

Arganilense Mário Pereira Gonçalves distinguido com Prémio Carreira pelo Prémio Nacional de Turismo

Mário Pereira Gonçalves, natural da aldeia de Porto Castanheiro, na União de Freguesias de Cepos e Teixeira, foi agraciado com o Prémio Carreira na segunda edição do Prémio Nacional de Turismo. A distinção homenageia e exalta a excelência de uma carreira de mais de 50 anos construída com reconhecida perseverança e dedicação no setor da restauração e bebidas.

Desde 1983 na presidência da maior associação empresarial nacional, a AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, Mário Pereira Gonçalves rumou a Lisboa para trabalhar com apenas 13 anos, passando por várias pastelarias como funcionário e, depois, como empresário. Apesar da distância geográfica, manteve a forte ligação ao concelho de Arganil e um intenso envolvimento com o associativismo regionalista, nomeadamente enquanto dirigente da Casa da Comarca de Arganil.

“Foi com grande satisfação que tomei conhecimento desta distinção que faz jus à excecional e inigualável carreira do Comendador Mário Pereira Gonçalves e que enaltece a excelência do trabalho e a relevância do papel que desempenha ao longo várias décadas na dinamização, modernização e melhoria contínua do setor da restauração”, elogia Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal.

“A humildade, o empenho e resiliência que demonstra no exercício das suas funções só podem ser motivo de grande orgulho para Arganil e uma verdadeira inspiração para quem, como eu, lidera os interesses de um concelho”, enalteceu o presidente da autarquia.

Uma das grandes referências e personalidades que mais contribuíram para impulsionar a restauração e a hotelaria no país, Mário Pereira Gonçalves, de carácter humano e solidário e assumidamente orgulhoso das suas origens, integra desde 2005 a Assembleia Municipal de Arganil e foi homenageado pela Câmara Municipal de Arganil em 2016, recebendo a Medalha de Ouro do Concelho.

No ano 2000 foi agraciado como Comendador da Ordem do Comércio e Indústria pelo então presidente da República, Jorge Sampaio, e recebeu diversas outras distinções durante a sua longa carreira: Medalha de Ouro de Mérito Turístico, atribuída pelo Estado português; Medalha de Ouro do Sindicato Nacional dos Restauradores e Hoteleiros de França e Medalha de Honra da Confederação Internacional de Pasteleiros, Confeiteiros e Geladeiros.

Exit mobile version