Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital com 93 casos ativos de Covid-19. Nos últimos três dias 50 pessoas ficaram infetadas

Subiu para 93 o número de casos positivos de Covid-19 no concelho de Oliveira do Hospital. Nos últimos três dias 50 pessoas ficaram infetadas e 38 pessoas recuperaram da doença. A esta altura, há cinco pessoas internadas, uma das quais nos Cuidados Intensivos, tratando-se de um homem com idade entre os 40 e os 50 anos. Desde o início da pandemia, Oliveira do Hospital acumula 252 casos de Covid-19 e regista cinco óbitos.

Numa comunicação em vídeo partilhada na página de facebook do Município de Oliveira do Hospital, o presidente José Carlos Alexandrino disse que o concelho registou nos últimos 14 dias um conjunto de 120 casos. “Em nove meses (o primeiro caso foi identificado em 27 de março) tivemos 252. Quer dizer que em metade do mês tivemos metade dos casos que assolaram o concelho”, referiu.

“Isto tem contornos de grande preocupação e de grande dramatismo. Estamos numa fase muito difícil da pandemia”, continuou José Carlos Alexandrino, notando que “ no sábado, no  domingo e segunda- feira tivemos  50 casos”. O autarca alerta: “neste momento temos cadeias de transmissão comunitária e com dificuldade de as identificar”.

Na comunicação feita ao final da tarde de hoje, o presidente do Município oliveirense adiantou que “neste momento temos 93 casos ativos, 154 recuperados e cinco óbitos”.
“Temos cinco internamentos: um em Unidade de Cuidados Intensivos com muitas preocupações, dois casos em unidade de cuidados intermédios, a oxigénio, e um caso que brevemente terá alta hospitalar. O caso mais crítico é de uma pessoa do sexo masculino ente os 40 e os 50 anos”. “Isto não ataca só os idosos”, alertou o autarca.

Numa altura em que se aproxima o Natal, e face à evolução da pandemia no concelho, o presidente oliveirense apela ao cumprimento das regras da Direção Geral de Saúde.

“Difícil não é usar máscara, fazer confinamento, nem juntarmo-nos a um grupo de pessoas. Difícil é quando uma pessoa é internada nos hospitais e ver pessoas com uma angústia enorme, porque não sabem o que o Covid lhes vai causar. Difícil é quando as pessoas entram nos hospitais e  não sabem se vêem mais as pessoas que amam. Isso é que é difícil”, frisou o autarca.

“Numa hora muito difícil”, José Carlos Alexandrino diz que “cada um tem que assumir as suas responsabilidades, fazer confinamento e usar a máscara e não se pode juntar a grandes grupos porque isso vai trazer dissabores”, frisando que as festas de aniversário e os contactos em locais de trabalho estiveram na base do elevado número de casos.

“Quero deixar um apelo para que todos salvaguardem a saúde uns dos outros, sobretudo dos mais idosos”, concluiu.

Exit mobile version