A direção da Associação de Beneficência do Sabugueiro confirmou hoje a “existência de casos positivos” na valência de lar de idosos.
Em comunicado, a instituição refere que “o primeiro sintoma foi verificado no dia 30 de outubro e de imediato foram efetuados testes a todos os idosos e funcionários e desencadeados todos os mecanismos”. Cerca de 20 utentes e seis funcionárias terão testado positivo.
“Os utentes infetados permanecem no edifício, enquanto que os idosos que testaram negativo foram retirados de imediato para o Hostel, propriedade da instituição”, acrescenta a direção, referindo que “as famílias foram sempre informadas de toda a situação, o que acontece diariamente”.
De momento, “nenhuma pessoa positiva apresenta sintomas, apenas alguns assintomáticos e três com sintomas ligeiros”.
“Todos os procedimentos foram feitos em articulação com as autoridades competentes, e excelente colaboração do corpo de funcionários da instituição. Agradecemos as manifestações de solidariedade, esperando que a situação se ultrapasse serenamente”, lê-se em comunicado da instituição que admite “poder vir a necessitar de duas ou três pessoas voluntárias para trabalhar neste contexto”.
A direção da Associação de Beneficência do Sabugueiro adianta que só agora tornou pública esta informação, “depois de ultrapassadas todas as situações prioritárias”. “Como sempre fizemos, estamos sempre disponíveis para esclarecimentos”, conclui.