Site icon Rádio Boa Nova

Hoje é dia de luto nacional. Marcelo, Ferro e Costa prestam homenagem aos mortos em Belém

O chefe de Estado, o presidente da Assembleia da República e o primeiro-ministro vão participar esta segunda-feira de manhã numa cerimónia de homenagem aos mortos, junto ao Palácio de Belém, em Lisboa, em dia de luto nacional.

De acordo com o programa previsto, esta “cerimónia do içar da bandeira nacional em dia de luto nacional e homenagem a todos os falecidos, em especial às vítimas da pandemia da doença covid-19” terá início pelas 10:00, com a chegada do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

No local estarão já os presidentes de tribunais superiores, o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

Na Praça Afonso de Albuquerque, junto à entrada do Palácio de Belém, onde estará uma guarda de honra composta por militares do esquadrão presidencial, a bandeira nacional será primeiro içada até ao topo, ao som do hino nacional, e depois colocada a meia haste, em silêncio.

Em seguida, as entidades presentes guardarão um minuto de silêncio.

O Governo decidiu em 22 de outubro declarar esta segunda-feira, 2 de novembro, Dia de Finados, “como dia de luto nacional, como forma de prestar homenagem a todos os falecidos, em especial às vítimas da pandemia da doença covid-19”, lê-se no comunicado sobre essa reunião do Conselho de Ministros.

O Presidente da República assinou no dia 26 de outubro este decreto, que foi aprovado em Conselho de Ministros na mesma reunião em que o Governo decidiu restringir a circulação entre concelhos do território entre 30 de outubro e 3 de novembro – abrangendo o Dia de Todos os Santos, feriado nacional, e o Dia de Finados.

Em Portugal, os primeiros casos de infeção com o novo coronavírus responsável pela covid-19 foram detetados no dia 2 de março e até agora já morreram 2544 pessoas com esta doença, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), num total de 144 341 casos de infeção contabilizados.

Na sexta-feira, Portugal atingiu números nunca vistos desde o início da epidemia: 4656 novos casos de infeção e 40 mortes em 24 horas, com o número de internados nos cuidados intensivos a chegar aos 275.

Hoje, a DGS anunciou que nas últimas 24 horas houve mais 37 mortes associadas à covid-19 e 3062 novos casos de infeção. O número de internados em cuidados intensivos é de 284, mas o total de internados ultrapassou os 2000, sendo agora de 2122.

Exit mobile version