Site icon Rádio Boa Nova

Eptoliva avança com Centro Qualifica em Tábua

Foi inaugurado, esta manhã, o Centro Qualifica no polo da Eptoliva, em Tábua. Com a nova resposta, a Escola Profissional com sede em Oliveira do Hospital, pretende proporcionar a qualificação e certificação de competências a jovens e adultos da região.

O Centro Qualifica da Eptoliva resulta de um desafio que foi lançado pelo presidente do Município de Tábua à direção da Escola Profissional que, no imediato, avançou para a sua concretização.

Clique na imagem para ampliar

Esta manhã, Daniel Costa, presidente da Adeptoliva (Associação que gere a Eptoliva)  considerou que a escola, enquanto “instituição ágil”, tem o “dever de perceber que enquanto houver pessoas que precisam dessa qualificação, deve contribuir para que haja uma melhor qualificação das pessoas”. “Com a inauguração do Centro qualifica abrimos um conjunto de oportunidades e novos futuros”, considerou o responsável, apelando aos cerca de 70 promotores da Eptoliva (empresas, instituições e associações) para que “incentivem os seus trabalhadores para esta certificação”. Para Daniel Costa este é o caminho para se ter “uma região melhor e com maior desenvolvimento”.

A Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares do Centro e a Agência Nacional para a Qualificação do Ensino Profissional fizeram-se representar, na inauguração, por Cristina Ferreira e Maria do Carmo Jorge, respetivamente, que “com orgulho” reconheceram que “a abertura do Centro Qualifica é uma mais valia para a região”.

Atendendo ao momento atual (pandemia Covid-19), o presidente da Assembleia Geral da Adeptoliva e Vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, destacou a importância do Centro Qualifica. “Hoje vivemos a angústia do risco do disparar do desemprego”, constatou José Francisco Rolo, considerando que “temos que estar preparados para readaptar pessoas para novas oportunidades”. No arranque do novo espaço, o responsável acredita que a “Eptoliva, com os municípios, o IEFP e as empresas, tem cumplicidade para dar a volta a uma situação difícil”.


A considerar que “a formação é a base de tudo”, o presidente do Município de Tábua destacou a sua satisfação pelo arranque do Centro Qualifica, que  segundo Mário Loureiro, acontece  “no momento certo” e que “orgulha a todos” ao permitir que empresas e instituições tenham “pessoal mais bem formado”.

Exit mobile version