Site icon Rádio Boa Nova

30 localidades evacuadas em Góis e Pedrógrão Grande. Um canadair despenhou-se em Pedrógrão Grande

O incêndio em Góis obrigou hoje à evacuação de 27 localidades. Nas últimas horas o incêndio aumentou de extensão e motivou a ativação, pelas 14h00, …

… do Plano Municipal de Emergência. Em Pedrógrão Grande também foram evacuadas 13 localidades e um canadair despenhou-se naquele concelho quando procedia ao combate às chamas.

Aumentou a preocupação em torno dos incêndios de Pedrógão Grande e Góis.  A rápida progressão das chamas agravou a situação no concelho de Góis, vivendo-se momentos de muita tensão com os moradores a mostrarem resistência na hora de deixarem as suas casas. Em Góis foram evacuadas 27 localidades e foram retiradas cerca de 56 pessoas de um lar de idosos.

Num ponto de situação realizado a meio da tarde em Pedrógão Grande, o ministro da Defesa, José Alberto Azeredo Lopes destacou a situação “excecional” que se está a viver no país e que não era passível de ser antecipada pelos planos de defesa O governante sublinhou o envolvimento do exército e da marinha no combate aos fogos.

Constança Urbano de Sousa, ministra da Administração Interna, deu conta do apoio disponibilizado por Marrocos através de um meio aéreo, assim como de Espanha com cerca de 80 bombeiros que chegarão a Góis por via aérea e terrestre. Notou, contudo, que a ajuda estrangeira terá que ser enquadrada no plano de ação da proteção civil nacional.

Declarações prestadas antes da queda do avião canadair em Pedrógrão Grande que, ao que tudo indica, integrava a ajuda estrangeira no combate aos fogos em Portugal.

Os incêndios que devastam a região centro do país já provocaram 64 mortos e mais de 150 feridos. A Assembleia da República apela para que amanhã, pelas 13h00 se faça um minuto de silêncio nacional.

Exit mobile version