Site icon Rádio Boa Nova

30 anos: A Purever, em Nelas, “ilustra precisamente o percurso que o nosso país deve continuar a fazer”

O Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, considerou na passada sexta-feira que a empresa Purever Industrial Solutions, com sede em Nelas, no distrito de Viseu, “é um exemplo que ilustra precisamente o percurso que o nosso país deve continuar a fazer”. “Muito obrigado pelo exemplo, pela visão e ambição”, chegou a avançar o governante no dia do 30º aniversário da empresa.

Pedro Siza Vieira foi chamado a testemunhar o percurso de sucesso da empresa que, na sexta-feira inaugurou a Linha de Painéis Colados e a ampliação das instalações, na Zona Industrial de Nelas.

Informado do percurso “muito inspirador da Purever”, uma empresa “que nasceu em determinadas circunstâncias, que soube evoluir, que encontrou nova ambição, se projetou internacionalmente, passou a servir outros mercados e demostra uma solidez”, Pedro Siza Vieira não hesitou em dirigir “os parabéns do Ministro da Economia”.  

“A história da Purever é feita de muitas e muitas empresas inovadoras, com visão, com ambição, com capacidade de formar e empenhar os melhores recursos humanos, ter ambição de conquistar os mercados globais e de continuar a procurar o processo de crescimento e de melhoria contínua de relevância para com os clientes”, assim considerou o ministro, logo concordando com Vítor Neves, CEO Ibérico e do Reino Unido, que tinha pré-anunciado que “the best is yet to come” – “o melhor ainda está para vir”.

Esta tendência de crescimento internacional é incontornável”, garantiu o CEO Ibérico e para o Reino Unido.

Foi, de facto, o oliveirense Vítor Neves que fez a apresentação da Purever. “Foi aqui que tudo começou em 1991 com a Dagar Ibérica. Desde 2016 que nos designamos como Purever Industrial Solutions, e chegamos aos dias de hoje, a 2021”, explicou.

O trabalho tem sido “árduo”, mas o CEO garante que a empresa vai atingir, este ano, “a maior faturação de sempre”, não correspondendo “ao melhor resultado de sempre, porque este 2º semestre está a ser extremamente duro na gestão da evolução dos preços da matéria prima, escassez da matéria prima, juntando-se a isso tudo o grande desafio logístico e de energia”. Vítor Neves recuou à última vez em que o anterior ministro da Economia visitou a unidade, para lembrar que “nessa altura a Purever Tech andava ali nos 5 milhões de Euros”. “Com o atual ministro da Economia já estamos acima dos 10 milhões de Euros”, observou. Segundo Vítor Neves, o grupo Purever “tem como expectativa atingir uma faturação consolidada de 200 milhões de Euros este ano. A empresa vai chegar aos 32,5 milhões de Euros”.

Para além da “âncora industrial que é aqui, em Nelas, Viseu”, a Purever Tech está a apostar “numa âncora comercial em Espanha, com a designação de Purever Life”, com presenças já físicas em “Madrid, Barcelona e Valência”. “E é daí que vamos querer de algum modo conquistar o mundo”, partilhou Vítor Neves.

De momento, a empresa trabalha “com mais de 1500 clientes ativos” e é “claramente uma empresa virada para o mundo”. “Da nossa faturação colocamos seis milhões de Euros na União Europeia e 10 milhões de Euros no resto do mundo, onde temos mais de 200 clientes ativos. Trabalhamos com mais de 46 países e em alguns países chegamos com relativa facilidade, dado que temos empresas do grupo, como acontece em Espanha, França e no Reino Unido. Está a acontecer nos Estados Unidos e vai acontecer na América Latina. Esta tendência de crescimento internacional é incontornável”, garantiu o CEO Ibérico e para o Reino Unido.

O crescimento da empresa deve-se aos “nossos produtos e as nossas soluções”. E agora, “outra das nossas paixões é a inovação”. “Ainda não estamos ao nível que pretendemos, mas estamos a fazer um percurso notável, que aconteceu durante os últimos três ou quatro anos. Desenvolvemos uma câmara nova, temos feito muitos progressos na área das portas, sob a marca Portiso. Desenvolvemos um P&S para ajudar no teste à covid-19, uma câmara para armazenar vacinas para combater a covid”. Vítor Neves partilhou ainda que, no ano do aniversário, a Cotec  Portugal reconheceu a Purever  como uma empresa inovadora. “Foi a cereja no topo do bolo”, considerou.

“Temos que estar sempre a aprender, ter uma grande humildade e ser suficientemente inteligentes para ver as mudanças e reagir com rapidez”

Luís Borges, presidente do Conselho de Administração da Purever, assegurou também que todos estão “conscientes das dificuldades e dos desafios que temos”, pelo que “temos que estar sempre a aprender, ter uma grande humildade e ser suficientemente inteligentes para ver as mudanças e reagir com rapidez”.

“A empresa só tem condições para pagar bons salários, se tivermos êxito no mercado e para isso precisamos de clientes que confiem em nós e apostem nas nossas soluções e nos nossos produtos”, reforçou, destacando a importância do empenho de todos os colaboradores da Purever.

“É um privilégio ter uma empresa como a Purever sedeada no nosso concelho há já três décadas

Presente no 30º aniversário da Purever Industrial Solutions, o presidente da Câmara Municipal Nelas, Joaquim Amaral, considerou estar diante de uma empresa que “é sinónimo grande de inovação, de tecnologia, de digital e de desenvolvimento permanente”.

“É um privilégio ter uma empresa como a Purever sedeada no nosso concelho há já três décadas a contribuir decisivamente para o desenvolvimento económico e social do nosso concelho. A autarquia estará sempre presente no apoio à Purever”, afirmou o autarca. Segundo Joaquim Amaral, “o Município de Nelas tem, neste momento, como uma das suas grandes prioridades o apoio a iniciativas do âmbito da economia verde e circular e de transição digital como a Purever é, claramente, um ícone de referência”. “Temos todos de, definitivamente, nos adaptarmos a uma anova realidade, mas também a iniciativa de promover novas ideias e novos investimentos que garantam empregos verdes e a pegada ecológica como a Purever e muito bem defende”, considerou também o autarca.

Na cerimónia comemorativa do 30º aniversário, a Purever contou com a presença dos seus principais parceiros e clientes, e da Embaixadora da França em Portugal Florence Maugin.

A Purever Industrial Solutions desenvolve “soluções de isolamento premium, com design, tecnologia, conhecimento e experiência para salvaguardar a saúde e o bem-estar das pessoas”. Atua nas áreas de Life Science e Saúde, Smart Industries, Cadeia Alimentar e Logística, Catering e Retalho Alimentar.

Exit mobile version