Este ano, devido à pandemia que o país e o mundo vivem, as comemorações relativas ao Dia da Liberdade, celebrado hoje, dia 25 de abril, foram diferentes. Ainda assim, o Município de Oliveira do Hospital celebrou a data com a partilha de um vídeo institucional e com o hastear das bandeiras.
“Foi um ato meramente simbólico”, disse José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, após a cerimónia do hastear das bandeiras na Câmara Municipal. Presentes na cerimónia estiveram representantes de todos os partidos políticos, “exceto o CDS-PP que não se fez representar”. “Por isso, foi um número muito diminuto para não haver ajuntamentos”, referiu o autarca.
Em declarações aos jornalistas, José Carlos Alexandrino fez questão de referir que o hastear das bandeiras também foi uma forma de “homenagear todos aqueles que estão na frente desta grande luta”, referindo-se a profissionais de saúde, forças de segurança, IPSS, Comunicação Social, elementos do Município e Juntas de Freguesia, entre outos.
“Achámos que o deveríamos fazer, mas de uma maneira diferente”, concluiu.