Site icon Rádio Boa Nova

Quercus e FNAPF assinalaram Dia da Floresta em Oliveira do Hospital e pediram maior investimento na floresta nacional

A Quercus e a Federação Nacional de Associações de Proprietários Florestais (FNAPF) assinalaram, ontem, o Dia Internacional da Floresta no concelho de Oliveira do Hospital, com a plantação simbólica de duas árvores ornamentais junto à estrada de acesso a Alvôco de Várzeas. Dirigentes de ambas as estruturas reclamam maior investimento e proteção da floresta portugues.

 

Depois de uma visita a vários pontos de intervenção florestal, em particular na ZIF Alva e Alvôco, a primeira a ser constituída no país, o presidente da Quercus destacou a importância do investimento nas áreas florestais que “a nível nacional tem sido muitíssimo baixo”. Com a deslocação que fez a Oliveira do Hospital onde tem havido investimento na área florestal, João Branco quis “fazer ver ao poder político que é preciso continuar a investir na floresta”, porque “se não houver continuidade de investimento é deitar dinheiro ao lixo”. “O mato continua a crescer”, referiu, notando que na ausência de intervenção o “investimento florestal arde e torna-se em cinza”.

A par da preocupação com a falta de investimento na floresta está o problema associado ao facto de mais de 90 por cento da floresta ser privada e dificultar a intervenção. José Vasco Campos, presidente da FNAPF, insiste por isso com a necessidade da “gestão conjunta da propriedade” que no modelo de ZIF, de que a CAULE foi pioneira no país, tem dado frutos na área de intervenção daquela associação. No dia da Floresta, o responsável notou ainda que a importância da floresta não se esgota na produção de madeira, já que tem também “funções ambientais e sociais”.

O caminho passa ainda pela defesa da floresta autóctone e de espécies em perigo de extinção, como é o caso do azevinho e azereiro. “Temos que caminhar para a biodiversidade com aproveitamento da floresta autóctone”, registou José Vasco Campos.

Também presidente da Associação Florestal da Beira Serra – CAULE, José Vasco Campos manifestou ainda a intenção de aquela associação avançar com a criação de um Centro de Informação e Sensibilização Florestal, com o objetivo de partilhar com a população local e visitantes aspetos relacionados com a floresta e a importância da sua defesa e preservação.

Exit mobile version