Site icon Rádio Boa Nova

20 Milhões de Euros investidos em obras no Município. “Oliveira do Hospital é hoje uma cidade diferente, com qualidade de vida”

O Município de Oliveira do Hospital tem em curso e em fase de conclusão obras, num investimento de cerca de 20 milhões de Euros. A Zona Norte da cidade, Zona Histórica, Campus Educativo e Zona Industrial são as principais obras.

Esta terça-feira, José Carlos Alexandrino, presidente do Município, deu a conhecer aos jornalistas alguns locais no concelho que sofreram ou estão a sofrer requalificações, nomeadamente a Zona Norte da cidade, as Avenidas Vergílio Ferreira e Alexandre Herculano, Avenida 21 de junho em Lagares da Beira e Zona Industrial.

Zona Industrial “com características diferentes”. Já há candidatos para todos os novos lotes

Com um investimento de 2,5 milhões de Euros (obras e aquisição de terrenos), as obras na Zona Industrial de Oliveira do Hospital têm um prazo de execução de 12 meses e compreende “o alargamento de toda a plataforma, com duas vias com largura superior, estacionamento e passeio dos dois lados e criação de ciclovia”, referiu Fernando Vicente, responsável pela fiscalização da obra. Por sua vez, José Carlos Alexandrino afirmou que quer uma Zona Industrial “com serviços” e com empresas com elevado número de postos de trabalho para fixar jovens”. A esta altura, já há candidatos para os novos 27 lotes que estão a ser criados.

(Declarações de J.C. Alexandrino e Fernando Vicente)

Avenidas Vergílio Ferreira e Alexandre Herculano. Ciclovia vai ser prolongada até à Bobadela.

A requalificação e criação da ciclovia nas respetivas vias representam um investimento de um milhão de Euros. Segundo Fernando Vicente, foi feita uma “requalificação da plataforma, alargamento da faixa de rodagem, criação de passeios, execução da ciclovia, reformulação de todas as infraestruturas, passando as aéreas para subterrâneas (eletricidade e telefone) e requalificação de todas as redes de abastecimento de águas, drenagem de águas pluviais e residuais”. De acordo com José Carlos Alexandrino, a ciclovia vai ser prolongada até à cidade romana da Bobadela.

(Declarações de J.C. Alexandrino e Frenando Vicente)

Avenida 21 junho em Lagares da Beira. Obra “já há muito reivindicada pela Junta de Freguesia e lagarenses”

Para José Carlos Alexandrino era a via “com as piores condições a nível concelhio” e, agora, é “com bons olhos” que a população e executivo da freguesia vêem esta obra já concluída.

Segundo Marília Tavares, Engenheira Civil do Município, “foi feita uma requalificação ao nível da pavimentação, melhoria da rede de drenagem de águas pluviais, criação de valetas, reforço da sinalização horizontal, melhoramento da sinalização vertical e colocação de guias de proteção e dois passeios”.

(Declarações de J.C. Alexandrino, Olga Bandeira e Marília Tavares)

Zona Norte da cidade com 150 lugares de estacionamento gratuitos

Já concluída está a requalificação da zona norte da cidade, junto à estação de camionagem que dispõe agora de 150 lugares de estacionamento e 12 para pesados, dos quais três são para transportes colectivos. Foram ainda criados espaços verdes, um miradouro e acessibilidade ao cemitério velho da cidade. Segundo o autarca, “o estacionamento gratuito será para equacionar o estacionamento pago no centro da cidade para facilitar o acesso a alguns serviços”. “Haverá uma nova organização da própria cidade”, garantiu.

Na ocasião, o presidente da autarquia deu ainda conta de um projeto de criação de duas ecovias na cidade, uma delas que ligará a EN17 em Catraia de S. Paio ao centro da cidade.

O orçamento de 20 milhões de Euros engloba, para além destas obras, a criação do Campus Educativo (5,5 M€)e requalificação da Zona Histórica (5 M€).

Exit mobile version