Na vila de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, ultimam-se os preparativos para a realização do 1º Festival de Verão, numa organização da Comissão de Festas da vila. O certame que assenta num conceito “inovador que está a ser seguido em várias localidades” é também uma mostra das tradições e cultura de Avô, contando com a participação das coletividades como a Tuna, o Rancho, o Grupo de Concertinas e a Filarmónica.
Em entrevista, esta manhã, na Rádio Boa Nova, Sónia Carvalho da Comissão de Festas da Vila de Avô assegurou que o grupo de trabalho, constituído por um grupo grande de jovens da vila, e outras pessoas que residem fora, como acontece com a própria, “está a dar tudo por tudo” para “receber quem nos quer visitar”.
Depois de um período de interregno devido à pandemia, o Festival de Verão é o evento que relança a Comissão que sofreu uma reestruturação nos seus órgãos sociais e é presidida por Adelino Carvalho, pai de Sónia. “Voltamos com toda a força e determinação”, asseverou esta manhã a filha de Adelino que destaca a “motivação” da juventude de Avô em “mostrar o que a vila tem de melhor para oferecer aos visitantes “.
O Festival de Verão afigura-se como o primeiro de outros eventos que a Comissão pretende levar a efeito, também com o objetivo de recuperar alguns espaços. Exemplo disso é o antigo recinto da escola que, no passado, já foi palco de várias iniciativas, mas que se encontrava sem qualquer atividade . “Está a ser reestruturado com o apoio incondicional da Junta de Freguesa e da Câmara Municipal”, avançou Sónia Carvalho, notando que no dia 5 de agosto, sábado, o mesmo vai ser inaugurado com o descerramento de um placa identificativa de “recinto das festas da Vila de Avô”.
O tema associado ao 1º Festival de Verão é “Like The Good Old Days” estando patente uma exposição alusiva ao mesmo, através da qual os avoenses e visitantes podem recordar os tempos de outrora.
Determinada em mostrar que consegue fazer mais pela vila de Avô, a Comissão de Festas convida as gentes do concelho e da região a visitar o certame que é também destinado a todos os avoenses que estando fora durante o ano regressam à localidade por altura do verão.
Ouça, em baixo, a entrevista na íntegra>>>