Site icon Rádio Boa Nova

1ª Milha de Tábua acontece a 25 de abril

Tábua prepara-se para receber a “1ª Milha – O Encanto das Beiras”. O evento desportivo, organizado pela Comissão de Melhoramentos de Percelada, em parceria com o Município de Tábua e a Associação Distrital de Atletismo de Coimbra (ADAC), vai decorrer no próximo dia 25 de abril, a partir das 16h00, no centro da vila de Tábua.

A prova, com uma distância de 1609,34 metros, é a segunda do Circuito Distrital de Milha de Coimbra. A primeira aconteceu em Eiras, a 12 de abril, e a terceira está agendada para o dia 21 de junho em Ceira. Provas de participação obrigatória para obter classificação final no Circuito.

Na sessão de apresentação da 1ª Milha de Tábua, João Pontes, presidente da Direção da ADAC, adiantou que, em simultâneo com esta competição, decorre também a Corrida “Por Terras de João Brandão”, com “a mesma distância e destinada a atletas federados de outras associações regionais e atletas não federados”.

Numa prova que se quer inclusiva, a organização estabeleceu circuitos mais curtos para os mais novos. Os Bambis (até 8 anos) correm 500 metros, os Benjamins A (9/10 anos) percorrem 600 metros e os Benjamins B (11 e 12 anos) têm pela frente 850 metros. Os infantis e superiores correm a dita milha: 1609,34 metros

Inserida na mesma iniciativa, decorre ainda a prova do Campeonato Distrital de Iniciados e, “no fim das competições” haverá ainda uma “caminhada urbana”. Acabam por ser “três competições na Milha”, como explicou João Pontes.

Para o presidente da ADAC é um dia dedicado ao desporto, mas sobretudo dedicado à saúde. “Encaramos o desporto como promotor no combate à doença, sobretudo mental”, disse. De acordo com o responsável, todos os participantes terão direito a uma lembrança de participação e haverá medalhas para os três primeiros classificados de cada escalão.

Segundo João Pontes, as inscrições para cada uma das competições são gratuitas, mas de inscrição obrigatória, até ao dia 22, através do site da Federação Portuguesa de Atletismo. A distância das competições encontra-se devidamente “homologada, certificada internacionalmente e inscrita no calendário global da World Athletics”.

Para esta segunda prova do Circuito Distrital de Milha de Coimbra, que conta também com o envolvimento da GNR, dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha, da Eptoliva e do Agrupamento de Escolas de Tábua, a organização espera atrair cerca de 250 participantes.

“É uma prova importante para nós e para o concelho de Tábua”, logo referiu Sofia Ribeiro. A presidente da Comissão de Melhoramentos de Percelada sublinhou que este tipo de iniciativas vem “contribuir para a prática desportiva” e que a associação estará sempre disponível para colaborar na “organização de eventos como estes”. “Temos boas condições e temos bons atletas”, frisou.

Faltava uma prova de estrada em Tábua”

Parceiro oficial do evento, o Município de Tábua viu com bons olhos esta aposta da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra.

David Pinto, vereador do Desporto da autarquia, confessou que “faltava uma prova de estrada em Tábua”, depois de já se concretizar o Cross João Brandão e a Corrida João Brandão. “Este poderá ser o ponto de partida”, referiu na ocasião.

Segundo o responsável pela pasta do Desporto, “há muita gente a correr em Tábua” e “o atletismo tem crescido muito”. Assim, David Pinto não duvida da forte adesão a esta iniciativa que conta com Mário Pinto Claro como padrinho como “não poderia deixar de ser”.

Exit mobile version