Site icon Rádio Boa Nova

191 concelhos na lista do Estado de Emergência. Conheça as novas restrições aplicadas pelo Governo

O Governo determinou, em Conselho de Ministros que se realizou esta quinta-feira, que será necessário apertar o ‘cerco’ no próximo fim de semana. Como anunciou o primeiro-ministro, foi decretado o encerramento de estabelecimentos comerciais e de restauração entre as 13h de sábado e as 8h de domingo e as 13h de domingo e as 8h de segunda-feira e há mais 77 concelhos na lista do Estado de Emergência. 

Mas há exceções para esta regra, que serão aplicáveis aos estabelecimentos que já praticavam horários de abertura anteriores às 8h e para consultórios, farmácias, bombas de gasolina, retalho alimentar com porta direta para a rua.

Esta decisão surge na sequência do que o chefe do Executivo classificou como “equívocos”, que abriram a “porta a que, por um lado, tenha havido um excesso de concentração nas exceções e uma desvalorização da regra”.

Quanto à restauração, “só poderá funcionar a partir das 13h para proceder à entrega domiciliar”.

“Às 13 horas, tudo fechado ao fim de semana”

 

Esta decisão surge na sequência do que o chefe do Executivo classificou como “equívocos”, que abriram a “porta a que, por um lado, tenha havido um excesso de concentração nas exceções e uma desvalorização da regra”. Por isso, “a regra é: às 13h, tudo fechado“.

Lista de concelhos ‘no vermelho’ foi alterada

Como António Costa já tinha avançado, o Governo alterou a lista de concelhos que estava abrangida pelas medidas mais restritas. “A partir das 00h00 de hoje, Moimenta da Beira, Tabuaço, São João da Pesqueira, Mesão Frio, Pinhel, Tondela e Batalha deixarão de estar abrangidos pelo Estado de Emergência”. 

Em contrapartida, “temos a lamentar que 77 concelhos” passam a estar abrangidos, a partir das 00h00 da próxima segunda-feira, pelas medidas do Estado de Emergência. Com esta alteração, há agora um total de 191 concelhos abrangidos pelo Estado de Emergência.

Adiantou ainda o primeiro-ministro que “estas novas medidas são prorrogadas até às 23h59 do próximo dia 23 de novembro”. 

Na conferência de imprensa, Costa não fechou a ‘porta’ a uma renovação do Estado de Emergência, pese embora considere que é ainda prematuro antecipar esse cenário.

Exit mobile version