Site icon Rádio Boa Nova

Etapa da 26ª Volta a Portugal do Futuro vai ligar Oliveira do Hospital ao Monte de Colcurinho

A 2ª etapa da 26ª Volta a Portugal do Futuro vai ligar a cidade de Oliveira do Hospital ao Monte de Colcurinho, no próximo dia 6 de setembro, num percurso de 136,4 quilómetros.

A 26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, competição exclusiva para corredores do escalão Sub-23, vai para a estrada entre os dias 5 e 9 de setembro.

Nuno Ribeiro, vereador do desporto do Município de oliveirense, na última reunião de câmara referiu que se trata de “mais uma importante prova do calendário do ciclismo nacional, que se vai realizar, na sua maioria, dentro do concelho de Oliveira do Hospital”.

“Este evento faz também parte da estratégia do Município de promover o concelho, através do desporto, promover o turismo natureza e é também uma possibilidade de avaliar as condições para que, no futuro, possa integrar uma chegada da Volta a Portugal em Bicicleta, que era o anseio de todos nós”, afirmou.

Também José Carlos Alexandrino, presidente da autarquia, se congratulou por esta iniciativa e adiantou que Joaquim Gomes, diretor da Volta a Portugal do Futuro, andou recentemente pelo terreno oliveirense, nomeadamente no Monte do Colcurinho, para averiguar se poderá ser uma meta no futuro. “O objetivo desta experiência da Volta ao Futuro tem a ver com a possibilidade de, para o ano, haver uma etapa no Colcurinho, desafiando a Nossa Senhora da Graça”, disse.

Durante cinco dias, as dez equipas em prova vão ter pela frente seis etapas que totalizam 612,9 quilómetros. Com o início marcado para Águeda, o pelotão sai da Capital da Bicicleta com baterias apontadas para o maciço central na direção de Oliveira do Hospital e ao Monte do Colcurinho. Mudando a rota para sul, a competição deixará marca em Arganil, Abrantes, Castelo de Vide e Santarém, onde termina, no domingo, 9 de setembro, em pleno Festival Bike Portugal.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, Joaquim Gomes, que foi o primeiro vencedor da prova, em 1993, refere que “esta competição persegue há 26 anos o desígnio de anunciar os melhores valores da velocipédia nacional e este ano vai, de forma inédita ao longo de cinco dias, ligar Águeda – Capital da Indústria da Bicicleta – a Santarém, onde decorre o Festival Bike Portugal, o maior certame da especialidade.”

Com um percurso variado a 26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros é um equilíbrio entre “etapas teoricamente mais fáceis, como o circuito inicial em Águeda ou a última etapa em Santarém, e a difícil escalada ao Monte do Colcurinho, em Oliveira do Hospital, logo ao segundo dia de prova.

O contrarrelógio individual de Castelo de Vide, no penúltimo dia de prova – já utilizado com sucesso na Volta ao Alentejo – e a longa etapa de transição, Arganil – Abrantes, recheada de Prémios de Montanha que poderá revelar as “mazelas” da “Batalha do Colcurinho” da véspera, deverão merecer também um destaque especial na história da 26ª Volta a Portugal do Futuro”, acrescenta Joaquim Gomes.

 

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Exit mobile version