Site icon Rádio Boa Nova

12 escolas e 51 lares com surtos ativos de Covid-19

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, revelou hoje, durante a habitual conferência de imprensa, que Portugal tem 12 escolas e 51 lares com surtos ativos de Covid-19.

Segundo os dados reportados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), das 12 escolas do país que se encontram com surtos ativos, cinco pertencem à região Norte, uma localiza-se no Centro e seis em Lisboa e Vale do Tejo. Graça Freitas adiantou que, “no total, nestes surtos, temos 78 pessoas implicadas com casos positivos para SARS-Cov-2″.

A Diretora Geral da Saúde revelou ainda que, neste momento, há também 51 lares com surtos ativos: 10 na região Norte, dois na região Centro, 33 em Lisboa e Vale do Tejo, três no Alentejo e três no Algarve.

Os surtos causados pelo novo coronavírus estão a assolar, igualmente, vários hospitais do país. Maior parte dos casos “são sobretudo em profissionais de saúde, existem algumas possíveis ramificações para outros sítios (…), as autoridades de saúde estão a acompanhar de perto”, referiu Graça Freitas.

Na lista dessas unidades de saúde estão, Beja, Leiria, Guimarães, Paredes, Póvoa do Varzim, Vila Nova da Galé, o Hospital de Leiria, o Garcia da Orta, uma clínica do Lumiar, o Egas Moniz, entre outros. “A situação está, tanto quanto possível, identificada e controlada”, adiantou.

Desde o início da pandemia, Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, revelou que já foram registados 4.970 casos em profissionais de saúde dos quais 4.108 recuperados, ou seja, uma percentagem superior a 82%.

Alexandra Santos, jornalista estagiária

Exit mobile version