Site icon Rádio Boa Nova

10ª Festa das Vindimas mantém viva a tradição em Lagares da Beira (com vídeo)

É já no próximo fim de semana, 28 e 29 de setembro, que o Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira realiza a 10ª edição da Festa das Vindimas.

A iniciativa que surpreende com uma vindima no Largo da Feira pretende manter viva uma tradição que “se tem vindo a perder quase por completo”.

O momento é de vindimas e de feitura do vinho. Em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital a labuta acontece em jeito de festa. Assim quer o Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira que, desde há 10 anos, vem realizando a Festa das Vindimas, numa missão de “preservar os usos, costumes e tradições da nossa terra”. “Em Lagares da Beira, recorda, Alexandre Pinto, presidente da direção do rancho, sempre houve “muitas e casas brasonadas e tratava-se a vinha durante o ano e nesta época faziam-se as vindimas. O rancho entendeu por bem recriar a tradição”. A Festa das Vindimas “começou muito pequenina e hoje já tem um certo vulto e contamos que seja cada vez maior”, referiu Alexandre Pinto na Rádio Boa Nova.

Com a iniciativa, o Rancho, tenta fazer uma recriação “original”, com a particularidade de, da noite para o dia, fazer nascer uma vinha, já com uvas, no Largo da Feira, onde a comunidade pode vindimar, nomeadamente as crianças das escolas e idosos que frequentam as IPSS. A vindima estende-se, ainda, a uma vinha num quintal vizinho. Segue-se depois a feitura do vinho e do bagaço “à moda antiga”. “Era um ciclo que estava praticamente perdido. Há muitas crianças que vão para lá e que não sabem como se produz o vinho”, comenta Alexandre Pinto.

A prática da vindima e a feitura do vinho é uma tradição que “infelizmente tem-se vindo a perder quase por completo”. Na Rádio Boa Nova, Alexandre Pinto referiu que as pessoas “já não tratam da terra e da vinha”. “Os proprietários não têm meios para isso. Os poucos que produzem o vinho, é por fabrico artesanal ou recorrem à adega que temos mais próxima que é a de Ervedal da Beira”, referiu.

A poucos dias da Festa da Vindima, Alexandre Pinto convida toda a população e gentes da região a participar e a colaborar. “Para nós é um prazer”, assegura.

A Festa das Vindimas tem associada uma vasta programação cultural, com início às 19h00 de 28 de setembro (sábado) e encerramento às 19h00 do dia 29 de setembro (domingo). De entre os vários momentos previstos, Alexandre Pintos destaca a celebração eucarística, no domingo, às 10h30, presidida pelo padre Paulo Silvestre, em homenagem ao Rancho Folclórico e Cultural de Largares da Beira, com a participação da Filarmónica Avoense. A merenda das vindimas que encerra as festividades, domingo às 19h00, é outros dos momentos altos da Festa das Vindimas.

Exit mobile version